Segundo acelerador linear chega ao HSJosé
05/02/2014
Segundo acelerador Linear HSJosé

Segundo acelerador linear chega ao HSJosé

 

 

Novo equipamento deve acelerar o atendimento dos pacientes que precisam tratar o câncer

 

Criciúma – Reforçando seu compromisso com a qualidade e segurança, o HSJosé deu mais um importante passo para a instalação de um equipamento que vai contribuir com os pacientes que esperam na fila para o tratar de câncer, com o tratamento de radioterapia.

     O novo equipamento teve a homologação da licitação em favor da empresa Varian Medical Systems, assinada em março de 2013 e a liberação da verba concedida em agosto. Desde então o aparelho já vinha sendo desenvolvido pela empresa. Produzido nos Estados Unidos, o novo equipamento já tinha data prevista para chegar à Instituição no início de 2014.

Segundo o médico Radioterapeuta Dr. Felippe Kuhnen (CRM11859), o acelerador é considerado o mais moderno de Santa Catarina. “Com o novo acelerador, o paciente não precisará se deslocar para outros municípios em busca de atendimento, já que conseguiremos aumentar o número de pessoas atendidas”, reforça o especialista

O valor total do acelerador é de R$ 2,9 milhões conquistados por meio do Ministério da Saúde. Para construção da casamata - abrigo antirradioativo do acelerador linear; construído em concreto e aço com revestimento de chumbo, foram investidos recursos próprios do HSJosé; cerca de R$ 1,3 milhão.

Hoje aproximadamente 80 pacientes fazem tratamento no setor de radioterapia da Instituição e100 estão na fila de espera.

     Com a implantação do novo equipamento,  médicos radioterapeutas do HSJosé terão a disposição para melhorar e possibilitar mais eficácia no procedimento, a introdução da técnica denominada RapidArc. O novo aparelho possibilita a redução no tempo de tratamento do paciente, que não vai precisar movimentar-se muito, quando estiver recebendo a radiação. Isto significa consequentemente, mais conforto, pois a máquina funciona com controle automático para rotação.

O novo acelerador linear chegou no Hospital hoje pela manhã e deve começar a funcionar ainda no primeiro semestre de 2014.

--
Katia Farias
Assessora de Comunicação
(SC2895JP)
(48)34311510

Notícias São José