Residentes de cirurgia geral realizam treinamento no Centro de Simulação do HSJosé

Residentes de cirurgia geral realizam treinamento no Centro de Simulação do HSJosé

     Os residentes de Cirurgia Geral do HSJosé, Ricardo Destefani Dalponte e Gabriel Heluany, participaram recentemente de um curso teórico e prático de ultrassom em traumas e emergências, promovido pela Regional Médica e realizado na Associação Empresarial de Criciúma – ACIC.      Na ocasião, médicos de toda região tiveram a oportunidade de aprender novas técnicas utilizando o ultrassom para atendimento pré-hospitalar e de pacientes traumatizados; simulando em um boneco o que pode acontecer nos pacientes em situações de risco. Para compartilhar o conhecimento adquirido, esta semana o serviço da residência médica da Instituição promoveu uma aula prática, onde os próprios residentes puderam compartilhar as informações obtidas no curso com outros colegas; ao todo sete residentes puderam participar da aula proporcionada pelos residentes. “ A realização de cursos extra curriculares é de suma importância para o médico residente para ampliar os conhecimentos e beneficiar os pacientes. Nesse caso, realizamos o curso FAST, em buscar de aprimorar as técnicas na utilização do ultrassom no trauma, visto que esse cenário é frequente diariamente na rotina do médico residente de cirurgia geral. Com uso do FAST, dispomos de uma avaliação complementar, rápida e efetiva, nos pacientes graves, vítimas de trauma na sala de emergência, podendo estimar a gravidade do caso e necessidade de intervenção cirúrgica”, comenta o médico residente em Cirurgia geral, Ricardo Destefani Dalponte.

 

Centro de Simulação HSJosé     

     O HSJosé possui um centro de Simulação dentro da entidade  equipado com o simulador de treinamento em ultrassonografia abdominal e cardíaca, punção central (veias jugular e subclávia), além de equipamentos com simulador de videocirurgia.     

     Os dois instrumentos, tem o formato de um boneco e permitem que os usuários desenvolvam habilidades e práticas de imagem de ultrassom com  Avaliação Focada Sonográfica no Trauma - FAST, Avaliação Focada Transtorácica Ecocardiográfica- FATE e Pericardiocentese guiada. É possível utilizar nos simuladores o equipamento de Ultrassom, de qualquer marca e modelo para o treinamento de FAST, FATE, posicionamento e movimento do transdutor, pressão correta do transdutor para obtenção de imagens sobre as estruturas no tórax , abdome e pelve , encontrando os mesmos desafios de imagem como descoberto em um paciente humano.      O simulador possui ainda, níveis de hemorragias que podem ser ajustadas, fazendo com que as pessoas que estão estudando, desenvolvam alguns possíveis cenários; sendo extremamente realista em cada parte dos órgãos (fígado, rins, coração e bexiga). O equipamento permite aos residentes realizar o treinamento de forma realística por permitir espelhar e ampliar situações clínicas reais. Desta forma é possível que os médicos residentes, aprimorem por intermédio de treinamentos as técnicas, utilizando as tecnologias do centro de simulação.

Notícias São José