Religiosa completa 60 anos de dedicação servindo as pessoas no HSJosé
11/09/2019

Religiosa completa 60 anos de dedicação servindo as pessoas no HSJosé

Religiosa completa 60 anos de dedicação servindo as pessoas no HSJosé

 

     Nos corredores, sempre com uma prancheta nas mãos, onde consta o nome atualizado dos pacientes internados, irmã Gema caminha desde o início do dia. Sempre atenta as pessoas e preocupada com a necessidade de quem frequenta o hospital, seja paciente ou familiar, a religiosa esta atenta as necessidades de todos que passam pelo HSJosé.

A prancheta com os nomes indica os quartos que ela e o capelão da do Hospital Padre Samiro Meurer precisam passar durante o dia para dar uma bênção e palavra de apoio e conforto as pessoas que precisam.

Um trabalho de muita dedicação e certamente amor ao próximo.

 

     Irmã Gema Gatelli (82), é a religiosa com mais tempo de dedicação no HSJosé. Da ordem das irmãs Escolares de Nossa senhora, irmã Gema é formada em Estudos Sociais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Hoje ainda dedica-se servindo as pessoas e participando ativamente das atividades sociais e religiosas para os pacientes, dentro da Entidade.

Com a mesma idade que a Instituição, 82 anos a religiosa completou esta semana seis décadas de sacerdócio.

“Irmã Gema, é uma pessoa muito dedicada e empenhada para com o alívio dos doentes, ela sofre com eles. 60 anos de Vida Religiosa e aos 83 anos de vida é dom e graça de Deus para fazer o que ela faz. Não mede esforços e não tem hora quando chamada para ver algum doente, mesmo fora de horário. Que Deus continue abençoando a dedicação e comprometimento desta serva de Deus, tão dedicada”, comenta a diretora Geral do HSJosé Irmão Isolene Lofi.

     Natural da cidade de Maquiné – RS, muito nova, aos 13 anos, irmã Gema descobriu o que gostaria para sua vida, servir. Ainda em idade escolar, para seguir para o noviciado, precisava continuar seus estudos, que precisou dar continuidade, em Santo Antônio da Patrulha-RS. Aos 19 anos, mudou-se para Criciúma, especificamente para trabalhar no HSJosé e terminou seus estudo no colégio Madre Tereza Michel. No HSJosé, as irmãs também possuem residência, e foi lá que a religiosa permaneceu por um ano, cumprindo também, seu estágio na área de enfermagem. Após, foi para Forquilhinha onde as irmãs Escolares possuem uma sede, foi seu ano de formação para vida religiosa, o noviciado. No ano seguinte, em 1958 volta ao Hospital e desde então permanece na Entidade.

“O que me deixa mais feliz no hospital é estar na comunidade religiosa e ser presença de esperança para aqueles que necessitam, no caso, os pacientes internados. Servir as pessoas é o que motiva nossas vidas”, conta a religiosa.

Durante o seu período de estágio no HSJosé, foi possível atuar em diversas áreas, como setor de contas e recepção.

Com um grande carinho e respeito pelo trabalho desenvolvido no HSJosé, irmã Gema orgulha-se em fazer parte de toda evolução da Entidade. “Todo este crescimento e potência que se tornou ou Hospital São José, vejo como resultado de uma ação conjunta de uma grande equipe; isso envolve direção, médicos, irmãs, colaboradores, enfim  de todos os que aqui trabalham centrados no grande objetivo em  favor da vida, prestando assistência hospitalar a todos com excelência”, declara a religiosa.

 

     Espero de todo coração, que esta Instituição que tanto serve as pessoas, continue realizando todo o bem como sempre fez em prol da população de Criciúma e região, bem como as alegrias por novas conquistas em favor da vida, para que ela renasça em todas as pessoas.

(Irmã Gema Gatelli)                           

Notícias São José