Quatro cirurgias são transmitidas ao vivo do HSJosé
28/10/2019

Quatro cirurgias são transmitidas ao vivo do HSJosé

     O final de semana foi de muito trabalho e transmissão de cirurgias ao vivo do Centro Cirúrgico do HSJosé para a Associação Empresarial de Criciúma – ACIC.

     As atividades aconteceram, pois faziam parte da grade de programação do Congresso Catarinense de Cirurgia - (Cirurgia-SC 2019) e Encontro Estadual de Residentes de Cirurgia Geral; realizado todos os anos no Estado. Este ano, devido as comemorações de 20 anos da implantação do serviço de Residência Médica do HSJosé, o evento aconteceu em Criciúma. O público presente, cerca de 180 pessoas, dividia-se entre estudantes, residentes e médicos, que puderam acompanhar de forma real a realização de vários procedimentos; com o apoio da entidade.

“Foi uma oportunidade excelente para nós estudantes. Uma coisa é o que aprendemos na teoria, outra, completamente diferente é quando temos a oportunidade de ver aquilo sendo aplicado; e mais, sendo explicado por profissionais com tamanha experiência iguais aos que foram no evento; isso muda completamente nossa forma de entendimento da técnica, sem contar que é uma oportunidade ímpar”, aponta Ana Carolina Andrade estudante da 12ª fase de medicina da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc.

    

Centro Cirúrgico do HSJosé - Transmissão de cirurgias

 

        O centro cirúrgico do HSJosé foi preparado para realizar este tipo de atividade desde sua idealização.

Por ser um Hospital de ensino, e ter desde 1999 o serviço de residência médica em cirurgia geral ( primeira especialização implantada); como parte dos cursos de especialização; a diretoria da entidade construiu um centro cirúrgico com capacidade para transmitir procedimentos, onde pudesse acontecer a interação entre médicos e estudantes do Brasil e do Mundo; realizando assim uma importante troca de experiências.

E foi exatamente isso que aconteceu este final de semana, pois, os médicos tinham a oportunidade de interagir com a equipe que estava em procedimento no centro cirúrigco no HSJosé, em tempo real com os médicos (além dos cirurgiões que realizaram o procedimento, outros médicos estavam na sala, participando da interação).  

Esta foi a primeira vez que a Instituição realizou um procedimento cirúrgico com transmissão ao vivo.

“O congresso realizado no último final de semana foi de grande experiência e aprendizado aos médicos residentes. Durante o evento, pudemos expor nossos casos realizados; além de aprender com cirurgiões renomados internacionalmente. Tivemos palestras excelentes e uma oportunidade única de participar de cirurgias ao vivo com esses mestres da cirurgia. Junto a isso, o evento comemorou os 20 anos da residência de Cirurgia Geral do hospital, onde pudemos reencontrar ex-colegas e preceptores; este oportunidade nos enche de orgulho por poder fazer parte dessa história”, aponta o médico residente em cirurgia geral Ricardo de Stefani Dalponte.

     Promovido pela Sociedade Catarinense de Videocirurgia, o evento em Criciúma foi organizado pelo médico cirurgião, Dr. João de Bona Castelan Filho; que recebeu apoio de vários médicos de renome nacional.  “O apoio de pessoas que acreditam em eventos como este é o principal motor de atividades desta natureza; e mais uma vez provamos a capacidade de SC em ter eventos de alto nível como o que tivemos em Criciúma”, pontuou o especialista.

Fotos da notícia

Notícias São José