Quarta captação do ano acontece no HSJosé
25/05/2016

Quarta captação do ano acontece no HSJosé

Criciúma - Mais uma captação de múltiplos órgãos foi realizada nesta última terça-feira (24) no Hospital São José.

     O processo foi coordenado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes - (CIHDOTT) da instituição.

O doador G.V.R, um homem de 59 anos, sofreu um acidente vascular cerebral – AVC. Após todos os exames necessários realizados, G.V.R, teve a morte encefálica confirmada.

Segundo as enfermeiras Amanda Cândido e Renata Mendes Machado integrantes da CIHDOTT, a família, mesmo em um momento de dor, aceitou a doação dos órgãos após a abordagem das enfermeiras, que explicaram como é realizado todo processo.

    A equipe médica da SC Transplantes de Blumenau, coordenada pelo médico Andrew Massutti, com auxílio das enfermeiras Franciele Kreutz e Jaqueline Corrêa Martins (CIHDOTT- HSJosé), realizaram o procedimento.

Foram captados deste doador rins e fígado.

     Para realização deste procedimento, uma equipe de profissionais dos mais diferentes setores do hospital precisa estar envolvida. São profissionais do centro cirúrgico, sala de emergência (PS) e UTI Cardiovascular, além dos serviços de apoio. Todo procedimento para captação de órgãos é realizado da mesma maneira e cuidado que qualquer tipo de cirurgia.

Os padrões de qualidade são mantidos, bem como a agilidade para a conclusão do processo.

As equipes, mesmo compreendendo a dor dos familiares, que acabaram de perder seu ente querido, entendem também, que outra pessoa esta naquele momento, esperando por um órgão para poder sobreviver.

     Segundo dados da SC Transplantes, somente em S.C, até março deste ano, 2412 pessoas aguardam na fila, a espera de um transplante.  A necessidade é geral, rim, fígado, pâncreas, córnea, coração, ossos e medula óssea.

Santa Catarina, de acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), levantado no primeiro trimestre deste ano, é apontado como o Estado com o maior índice de doadores de múltiplos órgãos por milhão de população (pmp). O Estado tem a melhor taxa de doação que é de 30,5 pmp, sendo que a média nacional é de 13,1 pmp.

Um único doador pode salvar até 10 vidas.

Lembre-se, doar órgãos pode salvar vidas. Avise sua família sobre sua intenção de se tornar um doador de órgãos.

Notícias São José