Programa de Residência de Cirurgia Geral do HSJosé promove simpósio sobre Traumatismo Cranioencefálico
24/06/2021

Programa de Residência de Cirurgia Geral do HSJosé promove simpósio sobre Traumatismo Cranioencefálico

O Programa de Residência de Cirurgia Geral do Hospital São José de Criciúma, realizou na noite dessa quarta-feira, dia 23, a VI edição do Simpósio Multiespecialidades. A edição de junho teve com o tema “Traumatismo Cranioencefálico”.

O evento foi aberto por Dr. Wagner Levati (CRM – 21790 | RQE – 12911), neurocirurgião, que salientou a importância do tema e a prevalência desta patologia especialmente nas populações mais jovens. A aula principal da noite foi apresentada por Dr. Renan Leotte (CRM – 28690), médico residente do serviço de Clínica Médica, que abordou os aspectos mais pertinentes da doença, bem como seu tratamento.

Após a aula, o debate ficou por conta dos médicos especialistas do HSJosé que participam diretamente do atendimento dos casos de traumatismo cranioencefálico. Dr. Alexandre Costa (CRM – 19588), médico emergencista, contextualizou a patologia no ambiente da emergência e do pré-hospitalar. Enfatizou o caráter essencial do serviço pré-hospitalar, especialmente o SAMU e o SAER (que há cerca de um ano atua na região, reduzindo para minutos o tempo de transporte de pacientes com TCE grave provenientes de toda região Sul até o HSJosé).

O médico radiologista Dr. Gleidson Vedovato (CRM - 25390 | RQE – 15649) explanou aos cerca de 90 participantes do simpósio, os principais achados radiológicos vistos nesta doença, comprovando o aspecto essencial da tomografia computadorizada na avaliação dos casos de TCE moderado a grave. Em seguida, os médicos, Dr. Luís Lavradas e dr. Marcelo Vinhas, respectivamente neurocirurgião e intensivista, debateram os principais pontos do tratamento cirúrgico e intensivo destes pacientes, esclarecendo diversas dúvidas da plateia virtual e comentando os principais pontos da aula do Dr. Renan Leotte. Por fim, Dr. Fernando Topanotti (CRM – 22270 | RQE – 18727), neurologista, reportou sua experiência no seguimento clínico a longo prazo dos pacientes vítimas de TCE. Enfatizou a grande capacidade dos jovens em recuperar-se mesmo das sequelas mais graves e finalizou reforçando a importância do atendimento otimizado e harmônico para a boa recuperação dos pacientes.

“O evento é uma realização mensal, promovida pelos residentes do hospital no intuito de integrar as especialidades médicas e gerar debates sobre assuntos médicos de grande importância, com o objetivo final de melhorar o atendimento e, consequentemente, o resultado para o paciente, que é sempre nosso foco” coloca o médico organizador do evento, Dr. Felipe Antônio Cacciatori (CRM – 26528).

A próxima edição do simpósio será realizada no dia 6 de julho, às 19h30 e contará com palestra do Dr. Orlando Torres, cirurgião hepatobiliopancreático da Universidade Federal do Maranhão, referência internacional no assunto Duodenopancreatectomia, que será o tema da próxima aula. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site doity.com.br/dpt

Fotos da notícia

Notícias São José