Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica – Pronon viabiliza recursos para HSJosé
20/12/2017

Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica – Pronon viabiliza recursos para HSJosé

Criciúma – Credenciado desde 2013 e autorizado pelo Ministério da Saúde a arrecadar fundos por meio da Portaria de Incentivo Fiscal, o HSJosé adquiriu nos últimos anos alguns equipamentos para melhorar  a qualidade de seu atendimento a pacientes oncológicos.

As aquisições só foram possíveis, devido a participação da Instituição no Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica – PRONON. 

     O programa possibilita a aquisição de equipamentos, contratação de profissionais bem como benfeitorias, nas entidades cadastradas que dispõem de serviços oncológicos, por meio da dedução do Imposto de renda a pessoas físicas e jurídicas.

     De 2014 até hoje, o departamento de captação de recursos do HSJosé conseguiu adquirir diversos equipamentos que já foram instalados e estão à disposição da população; entre eles um mamógrafo digital, aparelho Gamma Probe para realização de cirurgia oncológica, além de melhorias e benfeitorias nos setores de oncologia, como a compra de novas poltronas,  aparelhos que coletam dados dos pacientes otimizando tempo e facilitando o processo de atendimentos.

     Para este ano o desafio é arrecadar R$3.860.000,00 para aquisição de um novo Acelerador Linear.

 

    Por ser um serviço de referência no sul, o hospital São José recebe constantemente pacientes de toda macro região, onde há um número significativo de pessoas com este tipo de patologia. Desta forma, para atender a alta demanda de pacientes que procuram a unidade de tratamento oncológico da entidade; o serviço de captação de recursos da instituição tem trabalhado incessantemente na busca de novos parceiros para continuar fazendo estas melhorias aos pacientes.

“Captar recursos sem um propósito definido não gera resultado algum, mas a busca por recursos com o objetivo de ajudar a vida das pessoas nos faz não desistir. Fazer doação por meio do imposto de renda, isso todos nós podemos fazer”, aponta Mª Dione Gomes Antunes, Analista de Projetos Sociais do HSJosé.

 

    Em dezembro de 2014, o Serviço de Captação de Recursos do hospital lançou então o projeto Oncologia do Hospital São José. A campanha visa a doação de recursos por meio do Imposto de Renda, seja este pessoa física ou jurídica, e desde então o projeto tem ganhado força na sociedade, e a busca por recursos continua.

 

 

Como Funciona?

 

     O Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica – PRONON, instituído pela Lei nº 12.715/2012 é um programa implantado pelo Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos na área da oncologia.

O programa foi criado pela Lei Federal nº 12.715, em 2013 e PORTARIA Nº 1.550, DE 29 DE JULHO DE 2014. A Portaria que credencia o Hospital São José ao Programa: PORTARIA Nº 832, DE 9 DE OUTUBRO DE 2013.

     É possível doar o percentual de 1% (um por cento) do Imposto de Renda devido Pessoa física ou Jurídica. A doação será dedutível do IR. Pessoa Física, caso você tenha IR a restituir, o valor doado lhe será restituído, também.

 
---
 
Katia Farias
Assessora de Comunicação
(SC2895JP)
(48)34311510

Notícias São José