Programa Heróis Fast ensina alunos do Colégio Satc sobre sinais e sintomas de AVC
15/10/2021

Programa Heróis Fast ensina alunos do Colégio Satc sobre sinais e sintomas de AVC

Estar com os avós é algo muito prazeroso e divertido na vida das crianças, mas para que momentos como esse ocorram é importante cuidar e conscientizar as famílias sobre uma doença que pode chegar com a idade, que é o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Por isso, na tarde desta quinta-feira (14), as turmas do 1º ao 5º ano do Colégio Satc participaram da primeira etapa do Programa Heróis Fast, que visa alertar os pequenos sobre sinais e sintomas da doença.

Em parceria com o Hospital São José de Criciúma e apoio da médica neurologista Gisele Borges de Medeiros, a ação que é realizada mundialmente, escolheu os alunos do Colégio para ajudarem na missão de identificarem se os seus SuperVovôs possam estar com algum sintoma de AVC. “Trazemos de forma lúdica uma história de super-heróis para que as crianças compreendam com a linguagem delas a importância de reconhecerem os sinais e sintomas de AVC, que acomete principalmente os idosos, seus avôs e avós”, destacou a enfermeira e coordenadora da equipe nacional do programa, Renata Miranda.

De acordo com a Organização Mundial do AVC, uma em cada quatro pessoas terá AVC durante a vida. Para que essa doença não atinja tão gravemente as pessoas, as crianças têm papel fundamental na orientação das suas famílias, visto que, os pequenos propagam os conhecimentos adquiridos na escola. “Esse evento no Colégio impactará na vida dos nossos alunos, pois eles serão treinados para lembrar os três sinais mais importantes do AVC e aprenderão a pedir ajuda, ligando para o 192, ou alertando seus familiares”, ressaltou a coordenadora do ensino fundamental anos iniciais, Sandra Marcon. 

Com o programa dividido em cinco momentos, as crianças irão realizar uma série de atividades com características divertidas, pedagógicas e de lazer, de acordo com cada idade. “Nesse primeiro encontro com a equipe, os alunos receberam uma capa de super-herói e um livro para realizarem atividades em casa, para que também, tenhamos o envolvimento dos pais nessa corrente de amparo e cuidado com os SuperVovôs e SuperVovós”, frisou Sandra.

 

O que é o programa Heróis Fast?

O departamento de Educação e Políticas Sociais da Universidade da Macedônia, com apoio da Iniciativa Angels e da companhia farmacêutica Boehringer Ingelhein, desenvolveu um programa direcionado para crianças de cinco a nove anos de idade. O projeto internacional visa melhorar a conscientização dos sintomas de AVC, tendo como principal objetivo garantir que os SuperVovôs e SuperVovós possam continuar fazendo o que mais gostam e deixar um impacto positivo na vida das crianças.

 

Colaboração texto: Eloise de Lima – assessoria de imprensa Satc.

Fotos da notícia

Notícias São José