Primeira captação do ano de múltiplos órgãos,  acontece no HSJosé
08/01/2020
(foto ilustrativa)

Primeira captação do ano de múltiplos órgãos, acontece no HSJosé

    

     A primeira semana de 2020, começou com uma captação e múltiplos órgãos no Hospital São José.

O doador foi um homem de 58 anos, vítima de um Acidente Vascular Encefálico-AVC.

Os familiares conscientes da importância quanto a doação de órgãos, autorizaram a captação. Foi possível realizar a captação para doação de rins, fígado e globos oculares.

     Segundo a enfermeira da Comissão Hospitalar para Transplante (CHT) do Hospital São José, Jaqueline Martins, a parte mais difícil de todo o processo é a abordagem familiar.

“O paciente deu entrada ao hospital e foi atendido imediatamente pela equipe especializada no atendimento para AVC, que segue um protocolo extremamente rápido para estre tipo de atendimento e avalia inúmeros critérios. Além de realizar todos os exames necessários para constatação ou não da  morte encefálica.

Apesar de todo o esforço das equipes médicas, devido a lesão cerebral ser extensa, o paciente acabou não resistindo. Um dos momentos mais difíceis a partir de então, é quando precisamos falar com a família. Esta abordagem é muito difícil para gente. Em meio a dor e sofrimento da família, precisamos conversar sobre a doação dos órgãos. Mas na grande maioria das vezes as pessoas compreendem e querem ajudar o próximo”, relata Jaqueline.

     De acordo com os integrantes da equipe, quando a família autoriza a doação de órgãos é possível salvar várias outras pessoas. “O sim da família, permite que outras pessoas sobrevivam. Isso é um ato de nobreza”, destaca a enfermeira.

 

A captação de órgãos

   A captação consiste em realizar um procedimento cirúrgico regulamentado por lei, onde é possível realizar o procedimento de captação de um ou mais órgãos; ou tecido. O órgão que não pode mais realizar sua função normal (doente); é substituído por outro saudável. O órgão substituído, tem por objetivo, melhorar a qualidade de vida do receptor. Para isso, é preciso que haja doadores.

 

Em 2019 havia 537 pessoas em Santa Catarina na fila de espera segundo dados da Secretaria do Estado de Saúde.

 

Rim – 386

Córnea – 56

Medula óssea – 58

Fígado – 24

Rim/pâncreas – 08

Coração – 04

Pâncreas - 01

 

Seja um doador de órgãos. Avise sua família sobre sua intenção.

Notícias São José