Pintura “leva crianças para o espaço, selva e pontos turísticos” no HSJosé
18/06/2019

Pintura “leva crianças para o espaço, selva e pontos turísticos” no HSJosé

Serviço de oncologia do HSJosé recebeu pintura nova. A ideia foi trazer o lúdico para o ambiente, proporcionando mais alegria ao setor

 

      Agora as crianças que precisam ficar internadas no serviço de oncologia pediátrica do Hospital São José, poderão imaginar que estão dando uma volta no espaço,  que foram passear na floresta, recebendo a visita do Homem Aranha e minions ou passeando em algum lugar do mundo.

Tudo isso, por que o setor ganhou um colorido especial, graças ao grafiteiro Ricardo Harok (nome artístico), que teve a ajuda de outros dois artistas também, Aline Feliciano e Éder Martins.

     O trabalho foi idealizado depois que a direção da entidade solicitou que o setor ganhasse uma pintura diferenciada, um colorido, algo diferente. E assim foi feito. Por meio do serviço de Captação de recursos do Hospital- serviço de Telemarketing; que está atuando com a campanha Heróis de Verdade; e busca recursos para o setor de oncologia da entidade; foi possível realizar o trabalho.

Agora, quem chega ao segundo andar do HSJosé, onde fica localizado o serviço de oncologia pediátrica da instituição, pode “pensar” que esta chegando em um lugar para se divertir.

 

O colorido do setor

    Hoje em algumas paredes, é possível ver pintados um elefante, uma girafa, um urso e muitos outros bichos que fazem a alegria das crianças. No teto, uma viagem ao espaço foi desenhada e com a imaginação das crianças, “pode pegar o foguete e ir para o espaço”; já em outro lado,  pontos turísticos foram pintados.

“Trabalho há mais de 10 anos com a técnica de grafite, mas este trabalho foi um desafio, pois meu trabalho é diferente do que fiz aqui. Trabalho com tinta spray e tivemos que adaptar, devido ao cheiro das tintas, e a forma que teríamos que pintar o lugar, com pincéis e tinta acrílica a base de água. Mas até ai tudo certo; mas o maior desafio foi ver a dor daquelas crianças e quis então fazer o meu melhor. E o mais importante de tudo para mim, foi ver a alegria das crianças até mesmo quando pintava as paredes. Estar aqui foi uma mistura de sentimentos. Mas nossa ideia foi trazer um pouco mais de alegria para o setor; novos sorrisos para os pacientes e creio que conseguimos”, comenta o artista.

     O objetivo da direção com a pintura do local é trazer as crianças por alguns momentos que seja, para um lugar alegre, fazer com que vivam o momento; esquecendo a dor por algum momento.

     Os pacientes, diariamente, realizam atividades lúdicas com fisioterapeuta e terapeuta ocupacional; mas o local principalmente para os que chegam, causa um pouco de receio, afinal de contas, irão tratar um problema. Uma das médicas do setor afirma que a nova pintura trouxe mais alegria. “O ambiente esta mais alegre, trouxe o lúdico para cá. Tenho certeza que vai ajudar muito, principalmente ao que chegam pela primeira vez, pois estão assustados e assim ficam mais colaborativos. Agora parece mais uma brinquedoteca do que um ambiente hospitalar”, ressalta Dra. Juliana Dal Ponte Bitencourt (CRM-19072/RQE-11816), médica oncologista pediátrica do HSJosé.

 

Do lado de fora da janela, desenhos

    Dos quartos, é possível ver algumas paredes da parte externa do hospital. Mesmo com as cortinas que muitas vezes são utilizadas, Harok, a pedido da médica do setor, percebeu que o local poderia ganhar uma pintura também, e assim foi feito.

    Os famosos bonecos Minions do filme “Meu malvado favorito”, da Universal Pictures, foram os escolhidos para colorir as paredes, assim como o homem aranha, personagem querido por todas as crianças.

“A ideia da pintura externa, eu sugeri, pois sei que nossos pacientes são verdadeiros heróis; e eles gostam dos heróis. Sugeri ao Herok se poderia ser feito algo na parede externa, onde ele teve a ideia de fazer um homem aranha pendurado, os minions e estes desenhos tornaram o ambiene  terapêutico para as crianças. Este trabalho lúdico que colocamos junto ao tratamento, alivia muito os pacientes, é sempre muito importante. Tudo que pudermos fazer para amenizar, nunca vai ser o suficiente e nunca vai ser demais. Então, um pequeno carinho, um agrado, uma pintura, são ações que para as crianças fazem a diferença”, enfatiza Dra Adalisa Reinke (CRM13102/RQE9825), médica oncologista do HSJosé.

 

Surpresa na conclusão do trabalho

    Todo desenvolvimento do trabalho levou cerca de uma semana para ser finalizado. Foram 16 cores utilizadas para deixar o ambiente pronto. Para fechar o trabalho com chave de ouro, Harok quis presentear as crianças com uma encenação, convidou um colega, que se veste frequentemente de Homem Aranha para juntos trazerem alegria para as crianças ( assista o vídeo em nossas redes sociais).

Como forma de brincadeira, eles encenaram que o “homem aranha”, estava escondido vendo o artista fazer sua pintura, quando de repente se encontram e vão até as crianças que assistiam tudo de “camarote”, pela janela do quarto.

“Eu vi este trabalho com outro olhar e por isso fechar com esta ideia, foi nosso carinho para eles. Entrei em contato com um colega, que se veste de homem aranha para fazermos uma brincadeira do lado de fora e arrancar um sorriso bem esticado das crianças e todos do setor. Ver o sorriso, nos deixou aind amais felizes em poder contribuir com o tratamento destas crianças", finaliza Herok.

Fotos da notícia

Notícias São José