Pacientes do serviço de quimioterapia do HSJosé, recebem carinho e cuidado por meio de uma equipe de robótica
17/05/2022

Pacientes do serviço de quimioterapia do HSJosé, recebem carinho e cuidado por meio de uma equipe de robótica

 

      O objetivo da equipe, é proporcionar um momento de alegria para as pacientes em tratamento. A ação faz parte de um projeto internacional dos estudantes do SENAI

 

     Pacientes em tratamento no serviço de quimioterapia do HSJosé, tiveram uma tarde bem especial esta semana.  As mulheres, que estavam no serviço, receberam o grupo Carvoeiro RoboTech de Criciúma para um momento de beleza, onde puderam fazer maquiagem e participar de uma sessão de fotos.

     O grupo que é formado por uma equipe de robótica do Sesi Senai de Criciúma, participa de uma competição internacional de robótica com a First Tech Challenge; uma ONG sem fins lucrativos que visa incentivar a robótica no mundo e aos jovens a serem líderes e inovadores em ciências e tecnologia.

Dentro de todas as atividades da equipe, além de desenvolver um robô, uma das ações que o grupo precisa realizar, é uma atividade de responsabilidade social, beneficiando a comunidade. “Entendemos que em qualquer tipo de ação, as pessoas deveriam pensar no próximo e este campeonato nos faz entender a visão global da sociedade. A criação, o processo administrativo, mecânico, marketing e o social. Pensando nisso, resolvemos trazer um carinho e um alento para estas pacientes que estão em tratamento no HSJosé”, comenta uma das representantes da equipe Nathalia Puskey.

    As estudantes que coordenam o grupo Julia Comin Olímpio e Nathalia Puskey, contam com o apoio de mais quatro colegas para o desenvolvimento do projeto.

As jovens estiveram no Hospital São José para trazer não só um momento de alegria as pacientes, mas também para conhecer o funcionamento do serviço de quimioterapia da Instituição.

     Durante o período em que o grupo esteve na entidade, cinco pacientes puderem participar da sessão de maquiagem e fotos; e a percepção era notável da alegria que tiveram em viver este momento. “Muitas pacientes principalmente as mulheres, quando iniciam o tratamento, sofrem a queda do cabelo. Proporcionar momentos assim diferentes para elas é muito especial, ajuda a aumentar a autoestima e ver o sorriso no rosto delas, não tem preço”, comenta a enfermeira, responsável Daniela Luiz.

      No hospital São José a média mensal é de 1619 pessoas em tratamento quimioterápico; realizando assim, 2067 sessões durante este período.

Fotos da notícia

Notícias São José