Pacientes do serviço de oncologia pediátrica do HSJosé, ganham protetores faciais com personagens
29/07/2020

Pacientes do serviço de oncologia pediátrica do HSJosé, ganham protetores faciais com personagens

     Fazer uso de máscara de proteção a fim de evitar o contágio do coronavírus deve ser também uma regra para as crianças.

O serviço de oncologia pediátrica do HSJosé, recebe crianças de várias idades todos os dias, desta forma, pensando especialmente nos pacientes; em proteger ainda mais este grupo de pessoas, e com o intuito de tentar de alguma forma, fazer com que este momento se torne um pouco mais leve, uma empresa de Criciúma, a NuclearMed em parceria com a SomarSul, produziu e doou uma série de máscaras com personagens bem conhecidos e que alegram as crianças. 

“Iniciamos esta ação em março. Começamos em um final de semana, eu e um colega, a pensar em protótipos de máscaras para que profissionais da área da saúde pudessem utilizar neste momento de pandemia. Dois dias depois, já tínhamos produzido 200 escudos que foram distribuídos gratuitamente entre os hospitais e centro de triagem do coronavírus da região. Dessa vez, desenvolvemos modelos de tamanho infantil e decoradas com temas lúdicos para estimular o uso pelas crianças que têm dificuldades de usar uma máscara convencional”, conta o médico especialista em Medicina Nuclear, Marcos Domingos Rocha (CRM-13300/RQE-11243).

As máscaras foram distribuídas para as crianças do setor de oncologia infantil do HSJosé, que poderão fazer uso do equipamento de proteção no setor e caso queiram, também poderão levar para suas casas.

 “Acho muito importante iniciativas desse tipo, em  meio a essa pandemia, as restrições  ficam mais severas, as crianças ficam muito tempo em seus leitos, sem receber visitas de familiares, sem atividades como festas, dinâmicas em grupo por exemplo; iniciativas como essa fazem o dia a dia desses pacientes mais felizes. Foi gratificante ver o sorriso novamente no rosto deles”, comenta a enfermeira do serviço de oncologia pediátrica do HSJosé Thaiana Meyer.

Mais de 30 escudos faciais foram produzidos especialmente para o serviço de oncologia pediátrica do Hospital São José, mas a ação sem fins lucrativos, já beneficiou diversas outras Entidades da região também.

Fotos da notícia

Notícias São José