Pacientes oncológicos ganham kits de higiene bucal
21/11/2019

Pacientes oncológicos ganham kits de higiene bucal

 

      Para auxiliar pacientes oncológicos do HSJosé, a ortodontista Carolina Mazon Miranda, do Espaço Bucal de forma voluntária, trouxe aos pacientes da entidade, kits completos para Higiene Bucal.

A ideia de auxiliar estes pacientes, veio após o contato que a profissional teve com as organizadoras do evento, “Mulheres em Ação”; atividade realizada em outubro; onde a Instituição foi à empresa homenageada, beneficiando o serviço de Oncologia. Foi por este motivo que Carolina resolveu também proporcionar algo aos pacientes oncológicos do HSJosé por intermédio de sua profissão, com a doação dos Kits.

“Durante todo o processo de combate ao câncer, é muito importante dar atenção especial à saúde bucal. Focos de infecção como cáries e alterações gengivais podem criar condições desfavoráveis para o sucesso do tratamento. Além disso, a baixa de imunidade sofrida por esses pacientes determina que não hajam "portas abertas” para infecções. Medidas simples como escovação de dentes, uso de fio dental regular e bochechos com  enxaguatório bucal podem ajudar a prevenir o agravamento ou o surgimento dessas alterações bucais, tornando esta fase tão delicada um pouco mais confortável. Prevenir sempre é o melhor caminho”, apontou a especialista.

     A diretora do HSJosé Irmã  Isolene Lofi fez questão que receber a ortodontista e agradecer o interesse em ajudar os pacientes. O material foi recebido pela enfermeira responsável pelo serviço de quimioterapia Daniela Luiz e posteriormente entregue aos pacientes. A especialista fará ainda uma palestra na próxima semana, para explicar aos pacientes sobre a importância do cuidado com a saúde bucal.

 

     Atualmente, somente no serviço de quimioterapia do HSJosé mais de 1600 pacientes realizam tratamento, na radioterapia o número de atendimentos por mês, chega a 260 pessoas de Criciúma e região.

Fotos da notícia

Notícias São José