Oportunidade as pessoas com necessidades especiais
14/06/2013

Oportunidade as pessoas com necessidades especiais

Criciúma -  O sorriso sempre presente é uma das marcas registradas de Lilian Zanetti Piuco. Desde agosto de 2012 ela está no Hospital São José auxiliando nos trabalhos realizados na Copa. “Eu separo os guardanapos, colheres, garfos, copos e canudos que são usados na cozinha. Já trabalhava antes, mas gosto muito daqui. Todos me tratam muito bem e eu aprendo bastante todos os dias”, enaltece a colaboradora. Para Sayonara Bruna Ferro, a situação não é diferente. Ela está desde o mesmo período trabalhando no setor de higienização da instituição. “Gosto muito de todos e dos colegas de trabalho. É um lugar muito bom para ficar todos os dias”, aponta Sayonara.

A rotina de Lilian e Sayonara é comum a todos os colaboradores do Hospital São José. As duas, nos diferentes setores onde atuam, encontraram na instituição a oportunidade de mostrar que são capazes de desenvolver suas tarefas diárias, sempre da melhor forma possível. Ambas são pessoas com necessidades especiais (mental leve e auditivo) que encontraram no trabalho um auxílio para o desenvolvimento e a socialização e compõe a equipe de uma maneira muito especial.

O incentivo para a contratação de pessoas com necessidades, além de criar novas oportunidades aos profissionais, é um trabalho presente dentro da instituição. “Quando falamos na inclusão de pessoas com deficiência, temos a preocupação de integrá-las ao meio de acordo com as suas habilidades, dando ênfase na potencialidade delas e não nas limitações. Este, aliás, é um olhar que procuramos ter com todos os colaboradores”, ressalta a psicóloga Josiane Javorski.

Além disso, a integração com a equipe é um fator que auxilia no desenvolvimento do colaborador. “Buscamos proporcionar a interação com toda a equipe garantindo que todos sejam orientados sob os mesmos direitos e deveres que temos instituídos, só assim podemos considerar que a inclusão acontece de forma justa. Esta diversidade enriquece as relações no âmbito profissional e pessoal, pois é por meio desta troca que ocorre o aprendizado, o respeito às diferenças e ao indivíduo”, complementa a psicóloga Maria Bethânia Silva .

Atualmente o HSJosé conta com o Instituto Diomício Freitas, que faz um excelente trabalho na preparação das pessoas com deficiência para o mercado. “Também estamos à disposição de outras instituições que queiram firmar novas parcerias”, enaltece Josiane.

A instituição está de portas abertas para estes profissionais que desejam uma colocação no mercado de trabalho. Basta procurar o setor de Desenvolvimento Humano e preencher uma ficha demonstrando o interesse por fazer parte da família São José. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3431-1658.

Fotos da notícia

Notícias São José