Operação Prato Limpo
31/03/2015

Operação Prato Limpo

 

HSJosé promove ação para conscientizar colaboradores sobre o desperdício de alimentos

 

Criciúma – No dia Nacional da Nutrição (31/03), o Serviço de Nutrição e Dietética do HSJosé lança a Campanha: “Operação Prato Limpo”, a ação terá duração de 30 dias.

Neste período em todos os horários de almoço e jantar, nutricionistas do Hospital estarão no refeitório orientando os colaboradores e repassando informações sobre o desperdício alimentar.

     A mobilização tem como principal objetivo conscientizar e sensibilizar colaboradores, a adotarem esta prática; simples e eficiente de combate ao desperdício dentro e fora do hospital.

 Atualmente são produzidas cerca de 500 refeições todos os dias na Instituição, entre almoço e jantar.

Como forma de incentivo, cada colaborador irá receber uma cartela com todos os dias em que irá realizar suas refeições. Se ao final, seu prato estiver sem sobras, este receberá um carimbo da nutricionista. Ao fim da campanha quem estiver com a cartela completa será presenteado e reconhecido.

"Queremos incentivar os colegas a modificar alguns hábitos referentes a alimentação, contribuindo com a redução do desperdício alimentar no ambiente de trabalho, levando a conscientização do consumo inteligente, sem sobras; refletindo em seu lar", ressalta Beatriz Motta uma das nutricionistas da Instituição.

     As consequências ambientais do desperdício são enormes. Para produzir alimentos são utilizadas grandes quantidades de água, fertilizantes e terras, e talvez estes alimentos nunca sejam ingeridos e sim desperdiçados, sem contar a quantidade de energia que é gasta para processá-los, refrigerá-los e transportá-los. A comida descartada se decompõe, sem oxigênio, emitindo metano, um potente gás do efeito estufa.

“ Queremos sim gerar informação. Queremos que nosso colaborador faça a diferença lá fora. Com a conscientização, teremos certamente, a redução do desperdício”, finaliza Beatriz.

Fotos da notícia

Notícias São José