Nova ferramenta auxilia no controle patrimonial do HSJosé
21/06/2016

Nova ferramenta auxilia no controle patrimonial do HSJosé

Criciúma - A técnica abre o tablete aciona o programa, aperta o leitor óptico na etiqueta com código de barras do móvel, e demais equipamentos que fazem parte do patrimônio do hospital; e pronto, mais um item foi cadastrado com sucesso.

     A nova ferramenta começou a ser utilizada pelo serviço de patrimônio do hospital há um mês e desde então, o cadastro e conferência de tudo que existe na Instituição já está praticamente finalizado.

O processo para o levantamento dos bens patrimoniais do HSJosé, anteriormente, era feito com o levantamento de item por item existente em cada setor. As responsáveis pela conferência do patrimônio hospitalar verificavam em uma folha de cadastro, manualmente se o material dos setores estava corretamente em seu devido local de uso. Este processo levava em média seis meses, pois era necessário observar se cada setor; cerca de 90; possuía os itens registrados.

     Hoje, o modo como é realizado a fiscalização mudou, e o processo ganhou um “fôlego novo”. O Serviço de Tecnologia de Informação do hospital, criou uma plataforma para ajudar a melhorar este serviço; diminuindo assim, o tempo que antes era realizado o procedimento.  

O tempo de conferência diminuiu em 50%, agora as responsáveis precisam passar no setor, abrir o programa com um tablete em mãos e posicionar o leitor óptico na etiqueta que está presa há todos os equipamentos, materiais cirúrgicos, computadores e itens de patrimônio do hospital, e pronto, a conferência está feita. Este processo de checagem e conferência em cada setor leva agora, cerca de duas horas para ser realizado.

 O registro fica arquivado por um ano, após esta data uma nova conferência precisa ser feita.

“Este novo procedimento, facilitou bastante o trabalho. O processo ficou mais prático e muito mais rápido. Antes a conferência levava cerca de seis meses para ser feita; agora em pouco mais de três meses utilizando a ferramenta, já estamos finalizando o trabalho; isso com apenas um tablete, quando tivermos dois o trabalho vai ser reduzindo ainda mais”, relata Jaqueline Simão Ghisleri, do setor de patrimônio do HSJosé.

     Nenhum material ou equipamento pode ser retirado do setor sem a devida justificativa ao serviço responsável.    

Atualmente mais de oito mil itens já foram cadastrados pelo setor de patrimônio da Instituição.

“O empenho e dedicação da equipe do setor de patrimônio e tecnologia da informação, que juntos buscam alternativas de melhoria nos processos, com o objetivo de trazer qualidade aos trabalhos desenvolvidos, contribuem significativamente para a continuidade do bom desenvolvimento do trabalho dentro do hospital", pontua Christiani Pedroso, gerente financeira, responsável pelo setor de patrimônio.

 

Notícias São José