Mutirão de reconstrução mamária acontece este final de semana no Hospital São José
26/10/2017

Mutirão de reconstrução mamária acontece este final de semana no Hospital São José

Criciúma – Durante todo o mês de outubro, inúmeras atividades foram desenvolvidas dentro do hospital para trazer conscientização as pessoas, sobre o combate ao câncer de mama.

Finalizando estes trabalhos, o HSJosé por meio de uma equipe de cirurgia plástica, realiza este final de semana uma nova edição do mutirão de reconstrução de mama pelo SUS.

O Mutirão acontece nos dias 27 e 28 de outubro. Quatro mulheres que tiveram câncer de mama irão passar pelo procedimento.

A compra das próteses foi possível devido ao apoio da Empresa Ufo Way de Criciúma.

      As cirurgias serão realizadas com mulheres que já passaram pela mastectomia para tratar o câncer de mama, porém, não conseguiram por algum motivo fazer a reconstrução.

Procedimentos de reconstrução de mama, acontecem regularmente no hospital, este ano já foram realizadas 16 cirurgias.

   No hospital São José os parceiros neste mutirão, são os médicos cirurgiões plásticos  Dr Fabrício Justi Kalô (CRM 11874/RQE5796) e Dra. Fernanda Carboni Buss Porto Leite (CRM 16962/RQE 14762). “As pacientes foram selecionadas a partir de listas de espera da Secretaria Estadual de Saúde, obedecendo ao critério cronológico, ou seja, pacientes que aguardam há mais tempo pela reconstrução tiveram preferência. A partir daí, foram chamadas e avaliadas por critérios clínicos para decidir qual a melhor técnica de reconstrução e a possibilidade de inclusão no mutirão”, ressalta o especialista.

      Segundo o cirurgião, a reconstrução é algo muito importante para vida da paciente, pois significa o fim do tratamento. Com a reconstrução da mama a mulher vai esquecer toda dor e sofrimento que viveu, quando precisou amputar parte de seu corpo. “ O câncer passa a ser página virada na vida delas e podem voltar a vida normal, com cicatrizes, mas com a sua identidade como mulher restabelecida”, finaliza Kalô.

Fotos da notícia

Notícias São José