Metodologia de gerenciamento desenvolvida pela empresa Motorola é apresentada a gestores do HSJosé
24/10/2014

Metodologia de gerenciamento desenvolvida pela empresa Motorola é apresentada a gestores do HSJosé

Criciúma– O processo de treinamento de capacidade técnica para o gerenciamento das atividades de uma empresa, é uma tarefa bastante árdua.

Neste contexto, visando capacitar colaboradores do Hospital São José para o conhecimento da metodologia Lean Six Sigma, a direção da Instituição traz ao Hospital um treinamento para instruir gerentes, no intuito de melhorar a qualidade do atendimento de clientes e parceiros.

    O principal objetivo da nova ferramenta é implementar um vigoroso processo sistemático, para eliminar deficiências e ineficácia.

O curso é ministrado por profissionais da Six Sigma Solution, aplicando técnicas para eliminar desperdícios e defeitos nos processos, associados à prestação de serviços de saúde.

“ Este processo é de capacitação. São utilizadas diversas ferramentas da qualidade e estatística, tais como Mapa do Processo, Matriz de Causa, Correlação, Regressão, entre outros, tudo para desenvolver análise de causa raiz e ações de melhoria nos processos do Hospital São José. Historicamente os hospitais possuem uma cultura basicamente voltada à assistência ao paciente. Entretanto, nos últimos anos, a gestão dos processos utilizando metodologias que visam eliminar os desperdícios e aumentar a produtividade dos hospitais, tem sido uma prática utilizada nos principais centros de saúde do mundo. A Six Sigma Solution está trazendo para o Hospital São José as melhores práticas de gestão de processos, utilizando a metodologia Lean Six Sigma, para torná-lo uma referência em excelência operacional”, ressalta Marcelo Rivas, Master Black Belt, da Lean Six Sigma Academy.

 Segundo Rivas, alguns dados podem ser analisados e reavaliados para que haja melhoria de processos e aumento das atividades, como por exemplo o giro do leito,  redução do tempo de atendimento, redução do tempo de entrega de exames, otimização na dispensação de materiais, entre outros fatores, que podem ser analisados, encontrando assim, uma forma de melhorar os processos.

 Para a diretora geral da Instituição Irmã Líbera Mezzari, “a intenção de todo este processo é mostrar aos administradores, médicos e colaboradores que em um hospital, para que sua sustentabilidade e qualidade não sejam ameaçadas, é necessário mudança de cultura, mudança da organização do trabalho, eliminando obstáculos, reduzindo riscos e custos. O Sistema Lean, coloca o interesse do paciente em primeiro lugar, facilita a assistência ao paciente, sem perda de tempo, sem longas esperas, evitando desperdício de movimentos que não agregam valor”, aponta a diretora.

O curso tem duração de 80 horas; dividido em duas etapas, o treinamento terá continuidade em novembro, onde já será possível mensurar e avaliar se foi possível aplicar o conhecimento adquirido.

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