Médicos residentes concluem programa no HSJosé
26/02/2018

Médicos residentes concluem programa no HSJosé

 

Criciúma - O Hospital São José realizou sexta-feira (23/02), a formatura de 18 novos médicos residentes. A cerimônia aconteceu no auditório da entidade Dr. Gyrão.

O momento registrou o tempo de estudo e aprendizado adquirido dentro da entidade pelos novos especialistas. O início da comemoração aconteceu com uma celebração religiosa presidida pelo Padre Samiro Meurer, capelão do Hospital; logo após, a entrega dos certificados. A solenidade contou com a presença da direção, corpo clínico, familiares e amigos dos residentes.

Foram quatro profissionais de anestesiologia, cinco em cirurgia geral, seis em clínica médica, um em ortopedia e dois em medicina intensiva.

 

      Desde 1999 o HSJosé é credenciado pelo MEC, desde então, inúmeros médicos já concluíram suas especializações na entidade.

      O Programa de Residência Médica no HSJosé é aberto para médicos de todo Brasil. São disputadas vagas na Residência de Clínica Médica Clínica Cirúrgica, Anestesiologia, Ortopedia, Terapia Intensiva e Cirurgia Cardiovascular. “Ver esta turma concluindo mais uma etapa como especialistas, é uma alegria para todos, em especial para a direção do Hospital São José, que contribui nesse processo, por meio dos profissionais que atuam na Instituição. Certamente, levarão muito das experiências realizadas e acima de tudo o conhecimento adquirido e aprofundado ao longo desses anos de formação específica de cada área”, enaltece Irmã Isolene Lofi, coordenadora do Centro de ensino e Pesquisa do Hospital.

     

      A Residência é uma forma de treinamento em serviço, supervisionado, e prevê a preparação do profissional para exercer a medicina de maneira científica e responder as necessidades do paciente, de forma humanizada. A formação cientifica é incentivada, com a realização de trabalhos de pesquisa e participação em eventos. No Brasil, as residências são autorizadas e fiscalizadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), uma autarquia do Ministério de Educação e Cultura, e os dois programas existentes no São José são autorizados por este órgão.

"Com o passar do anos o Hospital São José se tornou referência com o serviço de residência médica no Sul catarinense, sendo um norte da medicina no que se refere a atualização profissional e de vanguarda, dentro da mais alta qualidade em termos de evidência científica”, finaliza o coordenador da Comissão de Residência Médica - COREME, Dr. Eric Benedet Lineburger -(CRM 12695/RQE 619).

Notícias São José