Médica cardiologista participa de estudo em Ecocardiograma sob estresse, realizado no HSJosé
27/11/2019

Médica cardiologista participa de estudo em Ecocardiograma sob estresse, realizado no HSJosé

Especialista esteve no Congresso Europeu de Cardiologia apresentando análise da pesquisa

 

     Por intermédio do Centro de pesquisas clínicas da Entidade a médica cardiologista Dra. Clarissa Borguezan Daros (CRM 14264) esta realizando um estudo chamado "StressEcho 2020".

O estudo envolve pacientes que chegam ao HSJosé com o objetivo de realizar o exame de ecocardiograma sob estresse. Todos os dados informativos sobre a saúde cardiovascular destes pacientes serão coletadas até 2020.

      Com centro regulador em Pisa na Itália, os dados são enviados diretamente para a sede da pesquisa. Cerca de 30 hospitais  participam do estudo sendo que no Brasil, além do Hospital São José, hospitais de Porto Alegre, Passo Fundo e Curitiba também realizam a pesquisa.

"O objetivo do estudo é avaliar os resultados dos exames com os desfechos desses pacientes e entender por exemplo, o que acontece com os pacientes que tiveram seu exame alterado daqui a dois anos. Desta forma, poderemos indicar quais condutas necessárias estes pacientes precisam tomar", explica a médica.

A especialista conta que os dados começaram a ser coletados em 2018 e o seguimento dos pacientes teve início há alguns meses, para análise dos desfechos após a realização do exame.

O artigo referente ao estudo foi publicado recentemente no Journal of the American College of Cardiology (JACC), "Functional, Anatomical, and Prognostic Correlates of Coronary Flow Velocity Reserve During Stress Echocardiography" onde refere-se à analise de um parâmetro que fazemos durante o ecocardiograma sob estresse, a reserva de fluxo coronariano.

     Por ser um estudo onde é possível avaliar alterações cardíacas, Dra Clarissa foi convidada para apresentar o estudo no Congresso Europeu de Cardiologia em Paris, juntamente com outros especialistas da Federação Russa, Sérvia e Itália, mostrando outras análises de outros parâmetros que também são coletados durante esse exame.

Estima-se que aqui no Hospital São José cerca de 778 pacientes já tenham sido incluídos no estudo (desde 2016).

 

Todo paciente que chega ao hospital para realizar o exame de ecocardiograma sob estresse, pode participar do estudo com autorização prévia.

Notícias São José