HSJosé transmite este final de semana Cirurgias ao vivo para Congresso Estadual
21/10/2019

HSJosé transmite este final de semana Cirurgias ao vivo para Congresso Estadual

      Nos dias 25 e 26 de outubro deste mês, com apoio do HSJosé, acontece na ACIC em Criciúma o “Congresso Catarinense de Cirurgia - (CirurgiaSC 2019) e Encontro Estadual de Residentes de Cirurgia Geral”, para médicos cirurgiões, residentes e estudantes de medicina.

O evento é uma programação da Sociedade Catarinense de Videocirurgia, mas vem ao encontro da comemoração dos 20 anos do Programa de Residência Médica do HSJosé, primeira especialização implantada na entidade.

     No evento acontecem conferências e debates com profissionais de destaque internacional de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul; abordando vários assuntos, como cirurgia geral, digestiva, bariátrica, com destaque para as cirurgias por vídeo.

      Proporcionando condições de maior troca de conhecimentos e atualização, está programada a transmissão de quatro cirurgias ao vivo diretamente do Centro Cirúrgico do HSJosé, recentemente ampliado e reinaugurado em 2017, com 12 salas com alta tecnologia, incluindo uma sala inteligente, para procedimentos de alta complexidade. Na ocasião, será possível a transmissão de imagens para outros setores do próprio hospital para ACIC bem como de outros hospitais, tudo para proporcionar a troca de conhecimentos entre os profissionais.

 Além das imagens dos procedimentos, os médicos terão a oportunidade de interagir com a equipe de sala de cirurgia, em tempo real. Além da equipe que realiza a cirurgia, outros médicos estarão em sala, participando da interação.  Esta é a primeira vez que a Instituição realiza um procedimento cirúrgico com transmissão ao vivo.

     O Coordenador da Residência de Cirurgia Geral no HSJosé, Dr. João de Bona Castelan, considera que neste evento os cirurgiões e residentes de Criciúma e região, juntamente com o grande número daqueles de outras faculdades de medicina do Estado, terão uma oportunidade impar de congraçamento, aquisição e troca de conhecimentos e experiências. “Teremos palestrantes de alto nível e debatedores de larga experiência foram convidados. Deveremos ter participação de aproximadamente 300 pessoas. Criciúma é um dos mais importantes polos de Saúde de SC, e tem todas as condições de realizar eventos médicos de alta qualidade científica, e este evento solidifica também o Hospital São José como polo de ensino médico”, aponta o cirurgião especializado em cirurgias por vídeo e bariátricas, que atua no HS José desde 1984, Dr. Castelan. O especialista ainda salienta que o sucesso dos vinte anos do programa de residência se deve principalmente, ao apoio do hospital, com sua estrutura que vem sempre melhorando, e a excelente qualidade dos profissionais que partilham o ensinamento aos residentes. “ Este momento, merece ser adequadamente comemorado e compartilhado, neste importante congresso”, pontua Castelan.

 

Também apoiam o evento entidades nacionais: Sociedades de Cirurgia Bariátrica, de Cirurgia Digestiva, de Videocirurgia, entre outras.

      

   Do Serviço de Residência Médica

       A residência iniciou no HSJosé em 1999, com a Cirurgia Geral, e após alguns anos outros programas foram implantados, (Clínica Médica, Medicina Intensiva, Anestesiologia, Ortopedia, Traumatologia). A cirurgia já especializou 90 médicos, vários atuando na cidade e região.

 

Profissionais de SC e de vários estados tem optado pela instituição, um dos maiores hospitais catarinenses, onde além do aprendizado, em um hospital com várias especialidades, podem conviver com o corpo clínico, experiente e dedicado. Resulta dessa interação o sucesso alcançado por mais de 90% dos residentes nos concursos para a subespecialidade.

Notícias São José