HSJosé trabalha com foco na Acreditação Hospitalar
11/06/2013

HSJosé trabalha com foco na Acreditação Hospitalar

Tornar-se uma Instituição Acreditada nos próximos dez meses. Foi com este objetivo que foi realizado esta semana um encontro com os coordenadores de setores do Hospital São José. O objetivo da reunião foi desmistificar o que é a Acreditação Hospitalar.

“Se cada um fizer a sua parte e bem feita, temos como em dez meses conseguir a acreditação, sem trabalhar a mais para isso. Basta termos a coragem e o entusiasmo necessário para o trabalho”, explica a Diretora do HSJosé, Irmã Libera Mezzari.

Com o foco na excelência dos serviços prestados, a conquista do certificado seria mais um reconhecimento para a unidade hospitalar, já que ela é possível quando há uma assistência hospitalar com excelência, cuidado e atenção especial ao paciente, ética e profissionalismo na realização de procedimentos, bem como a qualidade e organização nos serviços prestados.

Durante uma dinâmica comandada pela Ir. Libera, os coordenadores definiram em uma escala de 0 a 10 a disposição para se unir e conquistar a acreditação nos próximos 10 meses.Além disso, na oportunidade uma outra dinâmica dividiu os participantes em grupos para a criação de um slogan da campanha da Acreditação Hospitalar do HSJosé. Entre os quatro slogans formados, um será escolhido.

O que é acreditação?

A Acreditação Hospitalar é uma certificação semelhante ao ISO, mas exclusiva para instituições de Saúde. Trata-se de um método de avaliação voluntário, periódico e reservado dos recursos institucionais de cada hospital para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. Não é uma forma de fiscalização, mas um programa de educação continuada.

Através da Acreditação Hospitalar, a instituição de saúde tem a possibilidade de realizar um diagnóstico objetivo acerca do desempenho de seus processos, incluindo as atividades de cuidado direto ao paciente e aquelas de natureza administrativa.

A partir deste diagnóstico e com o desenvolvimento do processo de educação, de acordo com o Manual de Padrões de Acreditação Hospitalar, é possível discutir, criteriosamente, os achados da avaliação e desenvolver um plano de ações capazes de promover a efetiva melhoria do desempenho da instituição, abrangendo todos os seus serviços e segmentos existentes.

Fotos da notícia

Notícias São José