HSJosé soma nove captações de órgãos
25/07/2017

HSJosé soma nove captações de órgãos

 

Criciúma – Mais um procedimento de captação de órgãos aconteceu no HSJosé.

     A nona captação foi realizada esta madruga. A paciente uma mulher de 43 anos, de Criciúma; teve um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico.

O diagnóstico de morte encefálica foi relatado, após a realização de todos os exames padrões e necessários, pelo neurocirurgião Dr. Sandro de Medeiros (CRM- 8566/RQE-9632).

  

A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgão e Tecidos para Transplantes - CIHDOTT do HSJosé, com a coordenação médica do cirurgião Andrew Massutti - CRM 16.543/RQE -12397; pode captar rins, fígado e globo ocular.

A coordenação do centro cirúrgico foi realizada pelas enfermeiras Jaqueline Martins e Franciele Kreutz – CIHDOTT; que participam do início ao fim do processo.

O procedimento também teve auxílio de toda equipe médica e de enfermagem atuantes no Centro cirúrgico do HSJosé.

 

     A legislação brasileira estipula que a captação de órgãos só pode ser autorizada pelos familiares até quarto grau de parentesco. Por isso é importante que o assunto seja divulgado e discutido de forma incansável entre as pessoas, e que todas as dúvidas sejam esclarecidas para que desperte na população a vontade de ser um doador. Comunique sua família sobre o desejo de ser um doador de órgãos.

Notícias São José