HSJosé recebe reconhecimento por realizar um alto número de captações de múltiplos órgãos
02/12/2019

HSJosé recebe reconhecimento por realizar um alto número de captações de múltiplos órgãos

  

     O HSJosé  e representantes da Comissão Hospitalar de Transplantes – CHT, foram homenageados sexta-feira (29/11) na Assembleia Legislativa em Florianópolis, por estar entre os 20 hospitais com mais notificações e doação de órgãos nos últimos quatro anos no Estado.

O evento aconteceu devido a comemoração dos 20 anos da SC transplantes. O reconhecimento foi realizado em Sessão Especial da Assembleia Legislativa. Renata Mendes Machado, enfermeira e membro da comissão foi quem recebeu o troféu.

Na ocasião, diversos pacientes transplantados, doadores e familiares fizeram questão de participar do momento.

 

      O Serviço de Captação de Órgãos do HSJosé, faz frequentemente ações de conscientização para população, explicando sobre a importância da doação de órgãos.

Até a data de hoje, 33 protocolos para doação de órgãos foram abertos pelo serviço; efetivamente, 19 captações múltiplas aconteceram somente no HSJosé.

 

Informações importantes

      De acordo com dados do Governo de Estado da Saúde, Santa Catarina alcançou um recorde antes nunca visto, no quesito doação de órgãos; foram 262 doações de múltiplos órgãos registradas até outubro deste ano, sendo que setembro foi a data com maior número de doações no Estado, em 20 anos da SC Transplantes.

 

     Nestes 10 meses foram registradas 1248 transplantes somente em 2019:

- 439 de córneas;

- 197 de rim (doador falecido);

- 109 de fígado (doador falecido), foram os maiores registros até o momento.

 

 

Avise sua família sobre sua intenção de se tornar um doador.

Doar órgãos salva vidas.

Fotos da notícia

Notícias São José