HSJosé recebe reconhecimento nacional de qualidade em saúde

HSJosé recebe reconhecimento nacional de qualidade em saúde

 Certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), hospital recebe selo de acreditado pleno em cuidados com a saúde

 

 Somos um hospital Acreditado Pleno

 

         Com grande satisfação e muito orgulho, anunciamos que nosso Hospital foi reconhecido e possui agora o certificado de Acreditação Pleno, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), definido pela entidade, “para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades”.

     Certificado desde 2017 pela ONA, o HSJosé havia recebido a certificação conferindo a entidade qualidade nos serviços prestados.

Para garantir a eficácia da certificação, o método exige constantes avaliações de manutenções; realizadas a cada oito meses. Nestas, os processos são observados e a instituição é acompanhada por meio dos relatórios dos avaliadores e ações de melhoria planejadas pelas equipes.

 

 

 Upgrade com apoio de todos

 

     Em 2019, por já ter atingido a validade da certificação, por meio do seu serviço de Qualidade, foi solicitado então a avaliação para Recertificação. “Pedimos nova avaliação com o objetivo de tentar alcançar um resultado superior. Na avaliação realizada em janeiro, foi evidenciado um percentual bem considerável de conformidade dos requisitos do sistema e a recomendação foi conferir ao Hospital São José a Certificação Nível 2 – Acreditado Pleno. Isso é resultado de muito empenho de todos. O que nos leva a crer todos os dias que caminhamos para o mesmo objetivo, sermos cada vez melhores e sempre resolutivos”, destaca Márcia Campos, gerente de qualidade do hospital.

     Conquistar o reconhecimento em saúde é trabalhar sempre para oferecer uma assistência hospitalar com excelência, cuidado e atenção especial ao paciente, ética e profissionalismo na realização de procedimentos, bem como a qualidade e organização nos serviços prestados.

“Primamos pela seguranca do paciente é este o nosso objetivo sempre, fazer o melhor gerando atendimento de qualidade. Este selo mostra nossa precupação com nossos pacientes e com o todo, seja na parte assistencial bem como na gestão dos processos”, aponta Dr. Raphael Elias Farias, médico diretor técnico da Entidade.

 

 

Dados importantes

 

        Atualmente, existem 6702 hospitais no Brasil, destes, 326 são acreditados (4,86%), sendo 15 do Estado de Santa Catarina (5,72% dos 262 totais).  Os números vão além, no Brasil existem 88 Instituições de saúde com certificações de Acreditado Pleno e no Estado o HSJosé é o 3º hospital certificado – ( Dados: CNES/2019 e ONA).

      A certificação reforça que o Hospital São José está entre as instituições de saúde que mais crescem em qualidade, serviços disponibilizados, recursos tecnológicos e gestão.

 “Esse resultado deve ser motivo de orgulho para todos que pertencem ao Time HSJosé. Não é uma simples conquista, exige esforço, comprometimento e determinação. A ONA é a maior organização de reconhecimento de qualidade em saúde no país e esse upgrade coloca o Hospital São José na lista restrita de hospitais conceituados. A conquista vem de encontro com a sua missão, cuidar com excelência”, finaliza Márcia.

 

Pontos fortes avaliados:

 

Os principais pontos fortes identificados na última avaliação foram:

 

·         Investimento em tecnologia e modernização (equipamentos e infraestrutura);

Captação de Recursos;

·         Revitalização do Centro Cirúrgico, Central de Esterilização de Materiais e UTIs;

Capacitação da liderança e desdobramento das ações até o nível operacional;

·         Gerenciamento dos Custos;

·         Atendimento ao Colaborador/Saúde trabalhador;

·         Engajamento da anestesiologia nos processos de segurança;

·         Projeto Sob Medida e GAPO da área de oncologia;

·         Colaborador destaque para as notificações dos eventos;

·         Empoderamento das equipes, envolvimento e responsabilidade na implantação e manutenção da Acreditação.

  

O empenho de todos os colaboradores:

 

    O resultado acontece quando há esforço e engajamento de todos.

“Sabemos que estamos dando passos audaciosos, e entendemos que esse processo é uma construção que estimula o aprimoramento constante da qualidade e segurança na assistência. Temos plena consciência também, que há sempre o que melhorar e que a qualidade é caminho sem volta. Precisamos deixar bem claro que este passo e uma conquista de todos, do empenho de cada um, que traz muito orgulho e alegria em poder fazer parte desta conquista”, pontua Irmã Isolne Lofi Diretora Geral do HSJosé. 

 

Nível 2 e as ações

     O Nível 2 , implica na solidificação no nível anterior por meio do acompanhamento dos processos, protocolos e barreiras de segurança definidas. Exige análise dos resultados e elaboração de planos de ação para melhorias. A interação entre as áreas é essencial para a manutenção e aprimoramento deste estágio.

 

Dados da Instituição

O Hospital São José (dados 2018)

 

- 338 leitos – 30 leitos UTI, 08 Salas Cirúrgicas;

- 1322 Colaboradores, 250 Médicos, 46 Residentes, 70 Voluntários, 20 Terceiros;

- 204.397 Atendimentos;

- 20.733 Internações;

- 9.839 Cirurgias;

- 86% atendimento realizados pelo SUS.

 

Sobre a ONA

 

      A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos que coordena um processo de certificação voltado para a qualidade de serviços de saúde, que tem como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de acreditação é reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. Fundada em 1999, a ONA se consolidou como a principal acreditação de saúde do país. Seus manuais são específicos para diversos tipos de estabelecimentos: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de terapia renal substitutiva e serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear. A ONA também certifica serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia, esterilização e manipulação, bem como programas da saúde e prevenção de riscos.

 

 

O que é a Acreditação

 

     A Acreditação é uma certificação de qualidade exclusiva dos serviços de saúde concedido a partir de um sistema de avaliação. É um método educativo, voltado para a melhoria contínua dos processos/serviços. O reconhecimento é feito por meio de um certificado com selo e em três estágios, conforme a maturidade da instituição (Nível 1, 2 e 3).

 

Como funciona?

     O processo de Acreditação é voluntário, contínuo e particular, feito por escolha do serviço. A avaliação é feita por instituições acreditadoras credenciadas pela ONA. Seguindo os requisitos do sistema e a partir da avaliação, a instituição pode ser certificada em um dos três níveis.

 

 

     

 

Nível 1 | Acreditado

Para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

 

Nível 2 | Acreditado Pleno

Para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

Nível 3 | Acreditado com Excelência

O princípio deste nível é a “excelência em gestão”. A Organização atende aos níveis 1 e 2, além dos requisitos específicos de nível 3. A instituição deve demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

 

 

Qual é a validade da certificação?

     Os certificados de nível 1 e 2 possuem validade de dois anos, com avaliação de manutenção a cada oito meses. Os certificados de nível 3 possuem validade de três anos e a avaliação de manutenção passa a ser anual.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias São José