HSJosé realiza duas captações de órgãos no mesmo dia
30/07/2015

HSJosé realiza duas captações de órgãos no mesmo dia

Criciúma –Na noite de ontem a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e tecidos para Transplantes – CIHDOTT do HSJosé, realizou duas captações de órgãos em um só dia. Os pacientes, um homem de 53 anos e uma mulher de 55 anos, ambos moradores de Criciúma, foram os doadores. O procedimento aconteceu após a constatação da morte encefálica ser confirmada pela neurologista Drª Gisele de Medeiros.

Apesar da triste situação, os familiares autorizaram a doação de órgãos; e desta forma, fizeram aumentar o número de doadores no país.

As cirurgias foram realizadas pelos médicos Drº Gilberto Kremer , cirurgião  da SC transplante, Drº. Márcio Chedid , cirurgião Hospital de clínicas de Porto Alegre, Drº Fabio Henrique Nascimento , Anestesiologista do HSJosé e Equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico e CIHDOTT da Instituição.

    Foram retirados dos pacientes: fígado, rins e córneas. Com as duas captações, o HSJosé já realizou este ano, oito captações de múltiplos órgãos.

Para ser um doador você precisa apenas avisar seus familiares, qualquer pessoa pode ser um doador de órgãos.

Em vida é possível doar rins, parte do fígado, pulmão e medula óssea. No caso de doadores falecidos, com a constatação de morte encefálica, é possível doar fígado, rins, pâncreas, córneas, coração, ossos, válvulas cardíaca e até pele. Porém as doações só podem acontecer com a autorização dos familiares.

Lembre-se: avise sua família sobre sua intenção de se tornar um doador de órgãos.

Fotos da notícia

Notícias São José