HSJosé realiza ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama
05/10/2018

HSJosé realiza ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama

 

Criciúma – A causa é nobre, vem ganhando força em todo mundo e trazendo cada vez mais conscientização as pessoas; estamos falando sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Em outubro, esta “luta ganha as ruas” e milhares de batalhadores, que engajados na causa, ajudam neste processo de alerta.

O HSJosé e o Plano Saúde São José não poderiam ficar fora desta batalha.

Desta forma, uniram toda força possível para ajudar na disseminação das informações.

     Com o intuito de alertar a sociedade durante o mês de outubro, a Equipe Multidisciplinar do HSJosé e Plano Saúde São José realizam durante todo mês, diversas atividades relacionadas a ação de prevenção e detecção precoce do câncer de mama, conversando e alertando pacientes, familiares frequentadores do ambulatório de quimioterapia, colaboradores do HSJosé e comunidade em geral de que a prevenção é necessária.

Iniciando as atividades no dia 15, serão realizadas palestas, momento de reflexão e conversa, Blitz informativa nas sinaleiras e ao final do mês um abraço coletivo levantando a bandeira Rosa da Conscientização.

Todas as ações e palestras são gratuitas e aberta ao público em geral.

 

(confira programação)

 

Dados estatísticos

     Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer - INCA,  o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.  Atualmente mais de 50.000 mulheres recebem o diagnóstico de câncer de mama todos os anos no Brasil.

De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de Quimioterapia do HSJosé Daniela Luiz, atualmente a mulher apresenta mais consciência da doença. “Movimentos como o Outubro Rosa, facilitam a divulgação, fazendo com que as informações sobre o câncer de mama, alertem as mulheres sobre a importância de exames preventivos e do autoexame, estas atitudes são uma forma de detecção da doença. Assim, é possível fazer a identificação da grande maioria dos casos, evidentemente, aumentando as chances de cura", completa.

 

A ação

Durante a semana vão acontecer também exames de mamografias para as colaboradoras da instituição acima de 40 anos.

     Durante os dias de campanha, o prédio do hospital também será iluminado com a cor rosa, para declarar o apoio da Instituição a causa.

 

 

Dúvidas frequentes


* Apesar de ser uma doença comum entre as mulheres, muitas dúvidas sobre o câncer de mama ainda frequentam o universo feminino. Geralmente as mulheres ficam preocupadas com a cirurgia e com a quimioterapia, mas devido aos avanços nessas áreas, os oncologistas afirmam que as chances de cura da doença são grandes, principalmente se detectada precocemente. Por isso é importante lembrar sempre sobre a prevenção e exames.

 

O câncer de mama é mais comum em uma determinada faixa etária? 
O câncer de mama pode aparecer em mulheres de qualquer idade, mas é mais comum a partir dos 40 anos de idade. Por isso, se durante o autoexame for detectada qualquer anormalidade, deve-se buscar a avaliação de um especialista. Essa recomendação é indicada para mulheres de todas as idades.

 

* O câncer de mama tem cura? 
Sim, desde que diagnosticado precocemente. Nesse sentido o autoexame, o acompanhamento médico e exames periódicos são essenciais para todas as mulheres.

 

* Toda paciente com câncer de mama precisa receber quimioterapia? Em quais casos ocorrem a mastectomia? 
O procedimento cirúrgico é sempre recomendado para os casos de doença em estágios iniciais por ser a única forma de eliminar o nódulo. A cirurgia conservadora de mama será possível se o tumor for descoberto precocemente. A quimioterapia vai depender do tipo de câncer de mama, conforme avaliação médica.

Fotos da notícia

Notícias São José