HSJosé realiza cirurgia para o tratamento da Doença de Parkinson
10/11/2021

HSJosé realiza cirurgia para o tratamento da Doença de Parkinson

Com a tecnologia como aliada dos profissionais no Hospital São José de Criciúma, foi possível realizar esta semana, um procedimento que tem como principal objetivo minimizar os sintomas da doença de Parkinson, garantindo ainda mais qualidade de vida para os pacientes. A Estimulação Cerebral Profunda para o tratamento da Doença de Parkinson é realizada com o paciente acordado, respondendo a estímulos provocados pela equipe médica.

“Isso permite a avaliação da resposta do paciente à estimulação do alvo selecionado e, assim, é possível tirar a melhor resposta possível do tratamento. O diferencial desta cirurgia é ter a capacidade de regular, aumentando e diminuindo o estímulo conforme a resposta do paciente”, explica o neurocirurgião Dr. Luiz Lavradas (CRM - 28274 | RQE – 18487) que realizou o procedimento, juntamente com o neurocirurgião Dr. Wagner Levati (CRM – 21790 | RQE – 12911) e com o suporte clínico da neurologista Dra. Brunella Pupo (CRM – 21988 | RQE – 19985).

A cirurgia teve duração de aproximadamente cinco horas. “Existem resultados que já podem ser vistos logo no pós-operatório imediato, porém, para se atingir o efeito ideal, leva de um a três meses, onde é feito os ajustes tanto da estimulação, quanto das medicações”, explica o neurocirurgião.

 

Saiba mais:

A cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda trabalha na redução dos principais sintomas da doença de Parkinson, como os tremores, rigidez e lentidão dos movimentos. Durante todo o processo o paciente permanece acordado, o que possibilita que a equipe médica possa avaliar as áreas que precisam de estimulação no cérebro.

Como resultado, há uma melhora da qualidade de vida dos pacientes com Parkinson, minimizando o impacto dos sintomas da doença.

Notícias São José