HSJosé próximo de realizar o 10º transplante renal
19/07/2020

HSJosé próximo de realizar o 10º transplante renal

    Com equipe de prontidão 24h, para necessidades emergenciais de transplantes de rim, o HSJosé por meio de seus médicos nefrologistas e urologistas, vem desempenhando um papel fundamental no auxílio a pacientes que necessitem de transplante renal na região.

Desde o inicio do serviço em novembro de 2019, já foi possível realizar sete transplantes na Entidade.

     Esta semana a equipe realizou dois procedimentos e um único dia. Duas pessoas poderão ter uma vida normal a partir de agora.

 Assim, a Entidade chega em nove transplantes renais desde a implantação do serviço.

     Os pacientes que realizaram transplantes esta semana, foram uma mulher de 24 anos, que realizava diálise há um ano, e o segundo paciente, um homem de 40 anos e estava em diálise há seis meses. 

“ No contexto em que estamos vivendo, em meio a tantas notícias ruins, é  muito importante termos motivos para celebrar a mudança de vida desses pacientes. O transplante renal melhora muito a qualidade de vida, assim como a sobrevida. Detalhes do cotidiano que antes eram impossíveis e limitantes, tornam-se agora reais e tangíveis”, comenta a médica nefrologista responsável pelo procedimento Thatyana Wendhausen ( CRM-15621/ RQE-12521).

     Os dois pacientes que realizaram transplante passam bem e agora aguardam o processo de recuperação, realização de exames pós-operatórios entre outras avaliações para receberem alta e assim seguirem suas vidas daqui para frente.

Para que um processo de transplante aconteça, uma equipe com médicos nefrologistas, urologistas, equipe de apoio e outros profissionais da área assistencial precisam estar envolvidos. Para estes procedimentos, o HSJosé contou com a equipe de nefrologia e Urologia. O procedimento também teve o apoio da equipe de especialistas da Santa Casa de Porto Alegre. 

Notícias São José