HSJosé promove ações na Semana Mundial do Aleitamento Materno
02/08/2016

HSJosé promove ações na Semana Mundial do Aleitamento Materno

Criciúma -  O Serviço de obstetrícia e maternidade do HSJosé promove durante toda semana; para as mamães internadas na instituição,  momentos de conscientização sobre o aleitamento materno.

O objetivo da ação é conscientizar as mães sobre a importância do aleitamento e os benefícios do leite para o bebê.

Por isso, algumas ações serão realizadas para orientar a mamães.

     Uma roda de conversa com mães atendidas pelo HSJosé e profissionais de assistência à saúde da unidade tomará espaço no Ambulatório,  hoje a partir das 13h.
A semana mundial de aleitamento materno é uma iniciativa da World Alliance for Breastfeeding Action (Waba). A ação vem sendo adotada mundialmente por diversos órgãos de saúde. O momento de celebração e alerta tem o intuito de conscientizar a população sobre os benefícios do aleitamento materno.

Todos os anos a organização coloca em pauta uma temática a ser discutida, o assunto abordado este ano, é: o aleitamento materno como chave para o desenvolvimento sustentável; o assunto aborda e ressalta o ato como elemento fundamental na redução de impactos ambientais e diminuição nas taxas de desnutrição e mortalidade infantil.

    De hoje até sexta-feira, enfermeiras e equipe multidisciplinar do HSJosé estarão orientando e repassando informações as mamães e familiares; e explicando que o ato de amamentar é um momento entre mãe filho.

A ação é aberta para comunidade também.

De acordo com as enfermeiras do Centro Obstétrico, amamentar é muito mais que um ato de nutrição, a amamentação é um processo de envolvimento entre mãe e filho. “Este processo repercute no estado nutricional da criança, na habilidade de defesa contra infecções, na fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Queremos que todas as mães entendam e compreendam a importância deste ato”, ressalta Bruna Karoline da Silva, uma das enfermeiras do Centro Obstétrico do HSJosé.

 

Orientações e Palestras:

 

·         Terça-feira (02/08) - palestra com a psicóloga Fernanda Fernandes

Local: Maternidade

Tema: A importância do vínculo criado entre mãe e bebê, durante a amamentação para o desenvolvimento cognitivo e emocional do bebê.

 

·         Quarta-feira (03/08) - palestra com a nutricionista Beatriz Motta.

Local: Maternidade.

Tema: Orientações sobre alimentação adequada e amamentação.

 

·         Quinta-feira (04/08) - palestra com as enfermeiras do Centro Obstétrico e Maternidade para as mães do berçário.

Local: Berçário

Tema: Orientações básicas para o sucesso da amamentação e a importância do aleitamento materno para mãe e bebê.

 

·         Sexta-feira (05/08) - Encerramento com um café servido para as mães da maternidade e bate-papo com a enfermeira Cecília Martinello

Local: Maternidade

Tema: O aleitamento materno. 

Fotos da notícia

Notícias São José