HSJosé promove Arraiá para grupo de mulheres em tratamento oncológico
11/07/2018

HSJosé promove Arraiá para grupo de mulheres em tratamento oncológico

Começar o mês de julho com muita animação, este era o objetivo do Grupo de Atividades para  Pacientes Oncológicos - GAPO do HSJosé.

     O salão estava totalmente decorado, os sanfoneiros a postos, os quitutes julinos servidos e a alegria, animação e descontração não faltaram. O grupo de 20 mulheres que tem encontro marcado todas as segundas-feiras para fazer Terapia do Movimento; atividade física desenvolvida especialmente para elas, a fim de auxiliar no condicionamento motor, devido às dificuldades que aparecem no decorrer do tratamento; tiveram uma tarde diferente esta semana.

“Nos encontramos uma vez por semana. São Pacientes do setor de oncologia do hospital em tratamento. Realizamos atividade fisioterapêutica e terapêutica ocupacional. Com as atividades, conseguimos auxiliar na restauração ou preservação da integridade osteomuscular e cardio-respiratória para que as funções tornem-se o mais funcional possível. O procedimento alivia a dor, resgata a auto-estima e autoconfiança. Mas o grupo vai além disso, nos tornamos amigas e por este motivo também,  realizamos eventos como este, para trazer ainda mais alegria a este grupo”, ressalta Edilene Cleide Ribeito, fisioterapeuta do HSJosé.

 

    A ideia de fazer uma festa Julina, partiu das próprias pacientes, que pediram um dia de aula diferente para confraternização. Pedido feito, pedido aceito.

Um grupo do próprio hospital se uniu para auxiliar na organização do evento, e o surpreendente de tudo, foi que muitas pessoas solidárias da própria comunidade, ajudaram para que o evento acontecesse da forma brilhante e animada que foi.

 

“Foi uma tarde maravilhosa. Nos divertimos muito. Tudo estava tão perfeito e agradável. Só temos a agradecer ao pessoal do GAPO e a todos que fizeram da nossa tarde um pouco mais leve”, aponta Adriana de Souza, uma das pacientes do setor de oncologia.

 

 Arraiá regado a música, dança e muita comida

 

Quando os sanfoneiros soltaram as primeiras notas, já perceberam que a tarde com aquele grupo de mulheres seria pra lá de divertido.

Até mesmo o sanfoneiro Dika,  participou do momento, entretendo o grupo com a brincadeira para saber qual era a música que eles tocavam. E não é que elas estavam “afiadas”, acertando todo repertório.

     Muitas poses para foto e dança claro não podia faltar na tarde fria, que de gelada só teve o registro dos termômetros, porque os passinhos de dois pra lá e dois pra cá aqueceram até os convidados que entraram no clima e também se divertiram com o grupo; que mesmo passando por um problema, enfretando o câncer, tem a alegria de viver e lutar estampada no rosto.

 “Todas as tardes que passamos com estas mulheres nos inspira a querer continuar com o grupo. Além de ajudá-las no processo de recuperação, o momento em que estamos juntas é satisfatório para nós também. Aprendemos todas juntas”, declara Ângela Cristina Eduardo, terapeuta ocupacional da Instituição.

A festa foi até o fim do dia, mas o encontro dessas mulheres não terminou, elas se reúnem novamente na próxima semana para mais uma aula de terapia de movimento por meio da dança e alongamento.

 

Aos parceiros um só coro das pacientes e de toda equipe: Muito Obrigada!!!

Alcidino ótica e Joalheria, Café Mistura, padaria Búrigo, Arco Íris tintas, Bossa Experiências Criativas, Flor da Fruta saladas orgânicas, Ana Terra Café, Ella cosméticos, Shopping Della, Vivi Pavan, Marcelo Cabral, Maurício Vieira, Dika Sanfoneiro

Fotos da notícia

Notícias São José