HSJosé: projeto estimula a prática de atividades físicas entre os colaboradores
18/07/2022

HSJosé: projeto estimula a prática de atividades físicas entre os colaboradores

O dia de trabalho tem começado e encerrado diferente para os colaboradores do setor de higienização e telefonia do Hospital São José, de Criciúma. Eles fazem parte de um projeto piloto de cinesioterapia, um conjunto de exercícios terapêuticos que podem ser realizados, sob orientação do fisioterapeuta, para fortalecer e alongar os músculos, ajudando a prevenir alterações motoras, promover o equilíbrio, aliviar as dores e melhorar a respiração. A iniciativa realizada pelo setor de Medicina do Trabalho do HSJosé, tem entre os principais objetivos, promover a qualidade de vida, o bem-estar, garantir a socialização e prevenir as lesões ocupacionais.

 “Realizamos uma pesquisa com os profissionais dos setores e identificamos as principais lesões registradas no trabalho. Com base nisso, traçamos o tipo de ginástica que iríamos desenvolver a cada jornada e troca de turno. A ideia é que esse trabalho vire rotina e que possa se expandir também para outros setores. Além dos profissionais da higienização e telefonia, os próximos que serão incluídos no projeto serão do setor de nutrição”, explica a fisioterapeuta da medicina do trabalho, Edilene Cleide Rocha.

De acordo com a profissional, a ideia é garantir a prevenção de lesões ocupacionais. “É um momento também de fortalecer as relações interpessoais e também de motivação para continuar fazendo alguma atividade física. Na pesquisa que realizamos, 90% dos profissionais não realizavam nenhum exercício físico. E esta também é uma forma de incentivar esta prática”, afirma Edilene.

A cinesioterapia laboral corresponde a exercícios que podem ser realizados no local de trabalho e que têm como objetivo promover o alongamento dos músculos mais utilizados para realizar a atividade laboral. As aulas de cinesioterapia com os colaboradores ocorrem diariamente, por volta das 7h.

Notícias São José