HSJosé inicia cirurgia cardíaca vídeo-assistida
20/10/2011

HSJosé inicia cirurgia cardíaca vídeo-assistida

Criciúma – O Serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital São José desponta para o que há de mais moderno e tecnológico no segmento com a realização do primeiro procedimento vídeo-assistido. Uma mulher, de 56 anos, foi operada nesta quinta-feira, com a nova técnica executada pelo grupo de médicos e enfermagem da instituição. Depois de mais de cinco horas de cirurgia, a paciente passa bem e segue em recuperação na Unidade de Terapia Intesiva (UTI) Cardiológica.

 

A cirurgia cardíaca vídeo-assistida foi comandada pelo cirurgião, Dr. Ricardo Choma. Ele explica que há dois anos a equipe vinha se preparando para poder realizar o procedimento. Além de treinamento em Curitiba e São Paulo, ocorreram investimentos em equipamentos. Houve a aquisição do ecotransesofágico (manipulado pelo anestesiologista) e instrumental especial de vídeocirurgia cardíaca.

 

A técnica começou a ser utilizada há 10 anos. No Brasil, iniciou em 2005, por Santa Catarina, que exportou o conhecimento para os outros estados. O procedimento é considerado minimamente invasivo, com recuperação precoce. A indicação é para as doenças de válvula mitral, válvula aórtica, defeitos congênitos e cirurgias de vibrilação atrial. A vantagem está no menor tempo de permanência na UTI e hospitalização, menos trauma pós-operatório e, por último, a questão estética, pois necessita de cortes mínimos: dois abaixo da axila, um na virilha e outro na auréola da mama.

 

No caso da primeira paciente submetida pela mais nova técnica oferecida pelo HSJosé, trata-se do diagnóstico de comunicação interatrial. Um defeito cardíaco congênito, com o qual a mulher nasceu e permite a passagem de sangue do lado esquerdo para o direito do coração. Um fator de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral. Há cerca de seis meses, ela passou a sentir falta de ar e cansaço e procurou o médico cardiologista, que diagnosticou o desgaste sofrido pelo coração.

 

“A cirurgia cardíaca é a última especialidade que partiu para o videomonitoramento. Essa técnica vem de encontro ao que nós cirurgiões buscamos: procedimentos menos invasivos”, pontua Choma. Na avaliação do especialista, a segurança para o sucesso da operação é a mesma em relação ao método convencional. “Estamos com a estrutura completa. Equipe de anestesia bem qualificada e suporte do centro cirúrgico capacitado”, afirma.

 

ANESTESIA – Conforme o anestesiologista, Eric Benedet Lineburger, a cirurgia cardíaca por vídeo permite o controle da dor realizada por meio de um cateter, pelo qual o médico administra anestésicos continuamente no pós-operatório, com o objetivo de o paciente não sofrer. “A monitorização é de última geração, utilizando o ecocardiograma transesofágico. Durante a cirurgia, o anestesiologista analisa a função cardíaca a todo instante, pois visualiza o coração num monitor. Poucos centros do País possuem tal equipamento”, contextualiza Dr. Eric.

 

Participaram deste primeiro procedimento o cirurgião geral, Dr. Rafael Garbelotto, cirurgião plástico, Dr. Paulo Michels, e ainda faz parte da equipe o cirurgião, Dr. Gustavo Peressoni Castro. O perfusionista (quem cuida da máquina coração e pulmão durante a operação) é considerado fundamental para a realização da cirurgia, pois o profissional que atua com o cirurgião Robson Poffo – quem lançou a técnica no Estado, esteve presente no Centro Cirúrgico hoje, acompanhando a estreia da equipe do HSJosé.

 

Taize Pizoni
SC 02553 JP
Assessoria Comunicação - Marketing

Notícias São José