HSJosé inicia campanha de conscientização contra Hepatite “C”
05/08/2013

HSJosé inicia campanha de conscientização contra Hepatite “C”

Criciúma – O Hospital São José iniciou nesta segunda-feira (05/08), a Campanha de Conscientização sobre o vírus da Hepatite C. De 5 a 7 de agosto, das 08h30min às 15h30min, enfermeiras e técnicas de enfermagem da instituição estarão na entrada principal do Hospital realizando os testes em pessoas que estiverem na faixa etária de 30 a 60 anos e tirando dúvidas a respeito da doença.
     Ao todo, estarão disponíveis cerca de quinhentos testes. “A Hepatite C é uma doença silenciosa, com o aparecimento tardio dos sintomas. Por isso a importância da prevenção. Muitas pessoas não sabem que tem a doença”, explica a enfermeira Amanda Cândido.
O maior risco de incidência da hepatite C ocorre em pessoas que receberam transfusão de sangue ou similares antes de 1993, realizou cirurgia de grande porte, incluindo cesariana, antes de 1993, usa piercing e/ou tem tatuagem, já utilizou drogas injetáveis, inaláveis ou picadas e fez uso de vitaminas ou energéticos injetáveis antes de atividade física. Mais de três milhões de brasileiros são atingidos pela hepatite C e 95% deles não sabem que têm a doença. O dado é apresentado pelo Laboratório Roche, parceiro do Hospital São José de Criciúma, na Campanha de Prevenção à Hepatite C.
O teste é rápido e dura em torno de 10 minutos para que o resultado seja dado. Nos casos que o teste apontar para a presença do vírus, a pessoa será encaminhada ao programa municipal das hepatites virais.

Katia Farias
SC 2895 JP
Assessora de Comunicação
Hospital São José
(48) 3431 1510        
www.hsjose.com.br

Notícias São José