HSJosé há 82 anos ajudando e contribuindo com a saúde das pessoas
08/11/2018

HSJosé há 82 anos ajudando e contribuindo com a saúde das pessoas

Criciúma - Muitas histórias se cruzam no caminho destes 82 anos de trabalho do HSJosé.

     No início, assim que as Irmãs Escolares de Nossa Senhora chegaram a Forquilhinha e logo foram convidadas para assumir uma Entidade Hospitalar, para inicialmente atender boa parte da população de trabalhadores mineiros da cidade, não imaginavam que o HSJosé se tornaria referência na Saúde em várias especialidades.

Hoje, o HSJosé é referência em alta Complexidade em seis especialidades: Cardiologia, Oncologia, Nefrologia, Ortopedia, Cirurgia vascular e Neurologia.

     Até setembro deste ano, o número de atendimentos gerais do Hospital já chegou a 160 mil pessoas e já foram realizadas 7499 cirurgias, somente em 2018.

 

O início da Instituição

 

     Em 1934 criou-se uma comissão administrativa para tratar sobre a construção de uma obra que pudesse ser construída para atender de uma melhor forma os pacientes. A obra levou dois anos para ficar pronta.

     Inicialmente foram projetados para o hospital, 20 quartos, 15 destes destinados aos pacientes e o restante para suprir as necessidades que o hospital na época possuía, como sala de operação, sala de curativos, sala de visitas, capela, cozinha, entre outros ambientes. Para que a obra pudesse ser erguida, a prefeitura cobrava 10% sobre os impostos municipais, que eram contribuições da população e doações da comunidade em geral. Após dois anos em construção, a obra finalmente pode ser inaugurada. No dia oito de novembro de 1936, Criciúma já tinha à disposição para toda comunidade um hospital.

     De caráter privado e de utilidade pública, o HSJosé é uma Instituição Filantrópica, que vem crescendo e desenvolvendo-se com o passar dos anos. As irmãs Escolares dedicam-se diariamente para manter a Instituição, oferecendo sempre mão de obra qualificada, excelência no atendimento e tecnologia para que toda sociedade seja bem assistida. Atualmente, cerca de 1200 profissionais atuam diariamente no HSJosé, 243 médicos, cerca de 600 estagiários e 46 médicos residentes, trabalham todos os dias para prestar atendimento humanizado e de qualidade para todos que buscam pelo Hospital, além dos voluntários que prestam serviços sociais.

    Inserido nas regiões da AMREC, AMESC e AMUREL, o que compreende 45 municípios, totalizando uma população estimada em 994 mil habitantes, o Hospital São José já é considerado um dos maiores hospitais de Santa Catarina. Em 2017, foram atendidas mais de 195 mil pessoas, sendo 87% por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Para o Futuro

 

     Atualmente a Instituição caminha rumo a mudanças significativas. O Plano Diretor da Instituição projeta novas reformas (muitas já em andamento) e construção de dois grandes blocos, A e B. O bloco A será construído ao longo da rua Júlio Gaidzinski com 13.500m². O novo prédio será destinado á assistência do setor administrativo do hospital com nova recepção, escritório administrativo e salas para o corpo clínico. Um novo Centro de Diagnóstico por Imagem, pronto atendimento, e internação para convênios e particulares. Dois pavimentos serão destinados ao serviço de quimioterapia. Haverá também uma ligação do Hospital São José com o Edifício Garagem (projeto de Investidores da região) que será construído em frente ao HSJosé. O bloco B será construído nos fundos do hospital e será destinado aos serviços de apoio e Centro de Ensino e Pesquisa.

“Nesta data de 82 anos do HSJosé, gostaríamos de agradecer a Deus em primeiro lugar por estarmos aqui, não isento de buscas, lutas constantes, sofrimentos e dores, que por vezes fogem de nossas mãos, agradecer ainda a tantas pessoas da sociedade, que nos apoiam e juntamente conosco tentam buscar soluções para que se possa continuar caminhando. A todos os colaboradores que fazem com que esta história se concretize no dia a dia, não medindo esforços para fazer o melhor.  Gostaríamos de chegar em 2022, como referência em saúde, oferecendo o melhor em saúde. Pois como Hospital privado e filantrópico, que atende uma demanda de serviços que são prestados ao Sistema Único de Saúde, é um desafio constante para termos e podermos estar em dia com as exigências. Sermos reconhecidos pelo trabalho prestado, e em constante crescimento e investimento na área humana e de tecnologia. O Hospital São José tem uma razão de ser e fazer o bem desde sua origem: "Fate bene fratelli". Não podemos deixar de agradecer a todos aqueles e aquelas que nos precederam nesta construção”, declara Irmã Isolene Lofe Diretora Geral do HSJosé.

     Desta forma, a direção do HSJosé busca alinhar sua missão com o desejo de estar sempre oferecendo o melhor aos pacientes. Com as reformas, ampliações e melhorias o HSJosé passará a atender uma demanda que nenhum outro hospital da região Sul de Santa Catarina atende nos dias de hoje.

Para 2022 este é o sonho do HSJosé.

Notícias São José