HSJosé faz sétima captação de órgãos para transplante
20/06/2013
Sétima captação órgãos do ano

HSJosé faz sétima captação de órgãos para transplante


Criciúma - Nesta quarta-feira, 19 de maio, a Comissão Intra-hospitalar de Doação de órgãos Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital São José organizou a sétima captação de órgãos.
O jovem tinha 24 anos e era morador de Criciúma; ele teve morte encefálica confirmada pelo médico, Dr. André Nesi. Foram retirados córneas, rins e fígado.
A captação dos órgãos foi realizada pelo médico Dr. Gilberto Kremer e pelo anestesista Dr. Paulo Roberto Abreu. O destinatário das doações não é informado.
A decisão de fazer a doação foi da própria família da vítima. "Aceitei fazer a doação dos órgãos, pois acompanhei a luta de uma vizinha, que precisava de transplante de rins, hoje ela faz hemodiálise três vezes por semana. Vejo o sofrimento", declara a mãe do jovem.
Enfermeiras e profissionais da UTI e Bloco cirúrgico da instituição, também participaram do procedimento.
De acordo com a coordenadora da CIHDOTT, Daniela Luiz, o número de retiradas de órgãos não depende do hospital, mas, exclusivamente, do doador ao tomar a decisão ainda em vida e anunciá-la aos seus familiares. Atualmente, apenas parentes de primeiro e segundo graus podem autorizar a captação. “Por isso, é importante todas as pessoas conversarem sobre o assunto em sua casa e expressar sua vontade de ser doador”, destaca a enfermeira.
O Hospital São José é credenciado a fazer a captação em casos de morte encefálica, com a doação de múltiplos órgãos, e também em situação de coração parado, quando são retirados tecidos e córneas.
A CIHDOTT do São José conta com seis enfermeiras, quatro técnicos, dois médicos e uma assistente social, e é responsável pelo protocolo: providenciar os exames para confirmar a sorologia e fazer a entrevista com a família do doador.

Notícias São José