HSJosé faz duas captações de órgãos na mesma semana
09/09/2015

HSJosé faz duas captações de órgãos na mesma semana

 

Criciúma - A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e tecidos para Transplantes – CIHDOTT do HSJosé, realizou a 10ª e 11ª captação de órgãos do ano, neste final de semana.

     A primeira captação aconteceu domingo(06-09), o doador foi um homem de 60 anos morador de Criciúma. A constatação da morte encefálica de DN foi diagnosticada pela médica neurologista Dra. Gisele de Medeiros. O procedimento foi realizado pelos médicos Dr. Fernando Ferraz de Miranda da SC-transplantes e pelo anestesiologista do HSJosé Dr. Edson Machado Durães. Foram retirados do paciente, fígado, rins e córneas.

A segunda captação aconteceu na madrugada de terça-feira (08-09), um homem de 47 anos, natural de Cachoeiras do Sul/RS, morador de Criciúma, sofreu no dia 25/08/2015 um aneurisma cerebral.

Após a confirmação da morte encefálica relatada pelo neurocirurgião Drº. Sandro de Medeiros, familiares autorizaram a doação de órgãos. Na cirurgia realizada pelos médicos Drº Fernando Ferraz de Miranda, cirurgião da SC -transplantes e o auxiliar Drº. Tiago Lattari, Drº Edson Machado Durães- Anestesiologista do HSJosé e auxiliar Drº. Ronny Albert Westphal, equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico e CIHDOTT do HSJosé, foram retirados fígado, rins e córneas do paciente.

   

 

     É importante ressaltar, que qualquer pessoa pode se tornar um doador de órgãos. Em vida é possível doar rins, parte do fígado, pulmão e  medula óssea. No caso de doadores falecidos, com a constatação de morte encefálica, é possível doar fígado, rins, pâncreas, córneas, coração, ossos, válvulas cardíacas e até pele. Porém as doações só podem acontecer com a autorização dos familiares.

Avise sua família sobre sua intenção de se tornar um doador de órgãos.

Notícias São José