HSJosé engajado no mês de conscientização para Segurança do Paciente
16/04/2019

HSJosé engajado no mês de conscientização para Segurança do Paciente

 Abril já é considerado pelo Ministério da Saúde, o mês de segurança do paciente. Estar atento a todos os processos no atendimento das pessoas deve ser um fator de extrema relevância e preocupação em qualquer unidade hospitalar.

Durante o período de permanência do paciente, inúmeras medidas de cuidado são tomadas. Alguns protocolos de segurança são seguidos pela equipe, para que processos como a identificação correta do paciente, certezas para a administração do medicamento, preparo e verificações para cirurgia segura, avaliação e identificação do risco de queda e lesões, entre outros sejam realizados.

Durante o mês, o Núcleo de Segurança do Paciente do HSJosé, decidiu, como forma de capacitação, reforçar estas informações para as equipes, focando nosProtocolos de Atendimento à Casos Especiais – que trata sobre a abordagem frente ao cliente que apresente alguma situação de vulnerabilidade (agressão, violência, assédio, etc.); o Protocolo de Parada Cardiorrespiratória – que visa o atendimento emergente ao paciente com parada abrupta e inesperada interrupção da circulação; o Protocolo de Sepse – que define as condutas de atuação rápida frente à uma suspeita de bacteremia ou a outra infecção; e, um momento especial para reconhecimento aos profissionais que mais se engajaram em 2018 no processo de notificações de incidentes e eventos.

     A prática, definida como Profissional Estrela na Segurança do Paciente, é também uma das atividades desenvolvidas; a ação é um momento de confraternização para os colaboradores que mais registraram situações de insegurança, falhas e oportunidades de melhorias. É da rotina da instituição, receber, analisar e aprimorar os processos afim de que o cuidado seja cada vez mais seguro.

“Nossa intenção é fortalecer a cultura de segurança e despertar cada vez mais nos profissionais o olhar e a contribuição para uma assistência eficiente. O Núcleo de Segurança do Paciente da instituição é apenas o norteador das ações, quem faz a diferença são todos aqueles que atuam diretamente com o cliente”, ressalta a gerente de qualidade do Hospital Márcia Campos.

      As atividades desenvolvidas no decorrer do mês, contam principalmente com profissionais de própria instituição, com envolvimento das áreas de Educação Continuada, Urgência e Emergência, Gerência de Enfermagem e Qualidade.

Para abordar um assunto bem importante na conduta com o paciente, sobre o Protocolo de Sepse; uma palestra será realizada esta semana pela farmacêutica Marieni Campos Ricieri do Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba – PR, com o apoio do laboratório Astellas. “O HSJosé possui uma grande equipe multidisciplinar. A complexidade dos nossos serviços exige atenção e comprometimento para que a experiência do paciente aqui, seja cada vez melhor. Neste mês, focamos um pouco mais no aperfeiçoamento da equipe assistencial, porém, todos os profissionais são responsáveis pela conduta ao paciente, aponta Thamillis Csunderlick, gerente de enfermagem do HSJosé. 

 

     Durante todo ano, inúmeras atividades de aperfeiçoamento, treinamentos e novas condutas são oferecidas aos profissionais do HSJosé, sempre com o intuito de trazer novas informações para este público e para que a conduta no atendimento ao paciente esteja sempre em contínua melhoria.

Notícias São José