HSJosé  dispõe de ferramentas virtuais para aperfeiçoar o conhecimento dos colaboradores
05/04/2017

HSJosé dispõe de ferramentas virtuais para aperfeiçoar o conhecimento dos colaboradores

 

 

Por meio do Ministério da Saúde, o HSJosé possui há quatro anos, um excelente instrumento para transmitir conhecimento aos profissionais da saúde

 

Criciúma – O Hospital São José decidiu atrelar ao conteúdo disponibilizado para aprendizado de seus colaboradores, uma nova ferramenta de comunicação e aprendizado; a telemedicina, que chegou com o objetivo de valorizar e ampliar o conhecimento para área assistencial e cobertura dos serviços oferecidos por hospitais credenciados pelo SUS. A ferramenta utilizada por todos os colaboradores do hospital, completa quatro anos de utilidade na Instituição este mês.
     A plataforma permite que por intermédio de uma videoconferência, palestras relacionadas a diversos temas em saúde, com profissionais renomados, sejam ministradas para centenas de Instituições em todo Brasil. O processo acontece por uma rede interligada em várias instituições; o que facilita a comunicação e o contato entre os hospitais, além de proporcionar aos profissionais uma educação continuada em saúde, facilitando o intercâmbio de informações.
O HSJosé é o único do extremo Sul do Estado que recebeu o serviço; mas suas portas estão abertas para que outros hospitais da região que tenham interesse, participem e façam uso da ferramenta.
O recurso para implantação do novo serviço veio por intermédio da Federação das Santas Casas. Em Santa Catarina foram instalados 14 pontos, 13 deles em hospitais e um outro na Secretaria do Estado de Saúde.
De acordo com o Presidente da Associação de Hospitais de Santa Catarina, Altamiro Bitencourt, o investimento foi de R$ 43 mil. "Acredito que este modelo poderá ser seguido em outras Instituições de Saúde. Com a  ferramenta, o HSJosé  pode trocar e receber informações sempre que necessário, certamente foi e continua sendo um grande avanço tecnológico para medicina aqui na cidade", destaca Bitencourt.
     As transmissões acontecem semanalmente com temas dos mais variados gêneros, desde administrativos até assistenciais.
Todos os meses o serviço de Desenvolvimento Humano do HSJosé recebe os temas das palestras que serão ministradas, e todas as informações necessárias; divulga aos colaborares que comunicam ao responsável pelo setor sobre seu interesse em participar da transmissão. “Para nós, é uma importante ferramenta de treinamento, considerando que os palestrantes são altamente qualificados e a transmissão permite interatividade, ou seja, podemos fazer perguntas aos palestrantes, que auxiliem na nossa própria realidade. Os temas contemplam áreas de interesse geral, ou seja, tanto assistenciais quanto administrativas, oportunizando a todos a chance de ampliar conhecimentos”, pontua Josiane Javorski, psicóloga no HSJosé.
     Ao final de cada transmissão é possível uma interação entre todas as pessoas conectadas, enviando perguntas e dúvidas aos palestrantes.
As transmissões/treinamentos são realizadas semanalmente, no auditório Dr. Gyrão, que fica no prédio da escola de enfermagem São José.
Os interessados em participar da palestra poderão entrar em contato com o setor de desenvolvimento Humano pelo telefone 34311507.


--
Katia Farias
Assessora de Comunicação
(SC2895JP)
(48)34311510

Notícias São José