HSJosé completa 79 anos de história no próximo domingo
06/11/2015
Fotos mostram o desenvolvimento e crescimento da Instituição

HSJosé completa 79 anos de história no próximo domingo

 

Criciúma – O Hospital São José completa 79 anos de fundação esta semana, e uma missa será realizada para marcar a data. A celebração religiosa ocorrerá no domingo (08/11), às 10 horas, na Catedral São José. A celebração será realizada pelo Bispo Don Jacinto Flach e concelebrada pelo Padre Antônio Júnior e Padre Samiro Meurer.

Toda comunidade está convidada a participar da celebração festiva.

 

HISTÓRIA

 

Sob os cuidados das Irmãs escolares de Nossa Senhora, o HSJosé iniciou suas atividades em Criciúma, no dia 08 de novembro de 1936, com sede na rua Coronel Pedro Benedet. Mesmo sem experiência, as irmãs iniciaram seus trabalhos, para atender o chamado de servir, para cuidar dos doentes.

Guardado na memória de muitos e em alguns registros de fotos, conta-se que no dia da inauguração do hospital, mais de cinco mil pessoas visitaram a Instituição.

Um caminho repleto de bandeirinhas e grinalda, fazia o trajeto da catedral São José, até a porta de entrada do hospital. Muitas bandas musicais e toda comunidade foi convidada para celebrar a conquista do município, e parabenizar as irmãs Escolares, que com muita determinação, atenderem o chamado de servir e ajudar os doentes.

Hoje, 79 anos depois, o HSJosé segue como um dos maiores Hospitais de Santa Catarina e o maior em número de atendimentos.

Uma das principais instituições de saúde da região, o HSJosé utiliza os mais avançados recursos tecnológicos para assegurar excelência na assistência à saúde. Atualmente, o hospital desenvolve e proporciona assistência médico-hospitalar para pessoas de todos os grupos sociais da região Sul catarinense, apoiado por programas de ensino e pesquisa.

De caráter filantrópico, privado e utilidade pública, o HSJosé atendeu em 2014, 228 mil pacientes. Este ano, ainda sem contabilizar o fechamento do número de atendimentos, o hospital já atendeu 183 mil pessoas. Deste total, 88%, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com foco no atendimento de alta complexidade, o HSJosé possui um corpo clínico com mais de 250 médicos de diversas especialidades clínicas e cirúrgicas. Focado no desenvolvimento tecnológico, o hospital busca,“prestar assistência hospitalar a todos com excelência, criando condições para educação em saúde, através do ensino e pesquisa de forma integrada com a comunidade”.

      A estrutura hospitalar para o atendimento de alta complexidade, também exige unidades de apoio como UTI´s, agência transfusional, centro cirúrgico, além de equipamentos de ponta como hemodinâmica, ressonância magnética, tomografia, Raio-X, eletrocardiograma, eletroneuromiografia, entre outros.     

A Alta Complexidade não está relacionada a procedimentos de urgência ou programados (eletivos), mas sim a complexidade do serviço a ser realizado.

      Os pacientes que chegam ao HSJosé, procuram um atendimento de emergência qualificado; tendo à disposição, uma equipe de médicos com diversas especialidades. Estes profissionais serão acionados sempre que houver necessidade de uma avaliação, conforme a gravidade de cada problema apresentado.

Médicos intensivistas, cirurgiões oncológicos, ortopedistas, clínicos especializados e mais 40 especialidades, 24h à disposição da população; além de uma equipe multiprofissional, com enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, entre outros.

Desta forma, é possível compreender, que o HSJosé está preparado para prestar atendimento de alta e média complexidade, seja para cirurgias de urgência ou agendadas; sempre com a qualidade e segurança que os pacientes precisam.

 

 

“Buscamos todos os dias trazer à população mais qualidade no que diz respeito a tecnologia e humanização.

Tenho certeza de que juntos, iremos continuar escrevendo uma bela história de fé e amor solidário, no coração de Criciúma”

 

Irmã Líbera Mezzari

Diretora Geral

Fotos da notícia

Notícias São José