HSJosé completa 78 anos
07/11/2014

HSJosé completa 78 anos

Criciúma- O maior e mais tradicional Hospital Filantrópico da região Sul, comemora amanhã, 08 de novembro, 78 anos.

Sob a administração da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, o Hospital São José possui hoje 230 médicos em seu corpo clínico, 49 residentes de medicina e 1054 colaboradores; de portas abertas, 24 horas por dia.

     Ao longo destes 78 anos de dedicação e trabalho, o HSJosé passou por mudanças do perfil de atendimento para melhor acolher os pacientes. Desde 1995 deixou de ser ambulatório para se tornar referência em serviços de alta complexidade para os Criciumenses e moradores de cidades vizinhas.

Além de ser referência no atendimento de Urgência e Emergência, o Hospital São José possui um Centro e Núcleo de Medicinas avançadas com as especialidades de Ortopedia, Oncologia e Hematologia, Nefrologia, Cardiologia , Neurocirurgia e Cirurgia Vascular.

Por ano, a média de atendimento em todos os serviços oferecidos gira em torno de 226 mil pessoas, sendo 100.579 atendimentos, realizados no pronto-socorro e 15.619 nos ambulatórios. A média de internações já ultrapassa a 14.400 internações por ano. Além disso, anualmente, são realizadas 11.302 consultas oncológicas e 7.444 procedimentos cirúrgicos. Ao todo, o hospital conta com 1.054 profissionais e 297 leitos, incluindo UTI´s.

 

Histórico

A história do Hospital São José teve início em 24 de janeiro de 1932, quando foi inaugurada a primeira unidade de saúde, no terreno na Avenida Centenário, onde, atualmente, está localizado o Banco Santander. Ao encerrar o contrato de arrendamento do prédio, constatou-se que não era o mais apropriado, e os responsáveis decidiram construir estrutura própria, em local mais adequado. Em 1934 foi nomeada a comissão administrativa para tratar do assunto, e coube ao prefeito, Elias Angeloni, e seus colaboradores decidir sobre a construção do novo patrimônio. No mesmo ano, a viúva Clara Catarina de Lucca fez uma venda simbólica do terreno, onde está localizado o hospital atualmente.

     A obra levou dois anos para ficar pronta, possuía 20 quartos: 15 destinados aos doentes e o restante para suprir as necessidades do hospital, como sala de operação, curativos, visitas, capela, cozinha, administração, entre outros ambientes. Os recursos foram obtidos por um adicional de 10% sobre os impostos municipais, contribuições da população e doações. Em 8 de novembro de 1936, a obra foi inaugurada. Nesse momento, então, inicia o trabalho das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, que estavam se instalando em Forquilhinha e atenderam ao chamado, mesmo sem ter experiência na área da saúde. Conta-se que, no dia da inauguração, mais de cinco mil pessoas visitaram a instituição. A estrada, da Matriz São José até o hospital, estava enfeitada com bandeirinhas e grinaldas. Foram convidadas sete bandas de música de toda a vizinhança para a celebração.

A história do HSJosé confunde-se com a de Criciúma. No início, a principal assistência era aos mineradores, setor de impulso da economia e desenvolvimento da região. Hoje, o hospital desenvolve e proporciona assistência médico-hospitalar para pessoas de toda a Região Sul catarinense, apoiado por programas de ensino e pesquisa.

É uma Instituição filantrópica, de caráter privado e utilidade pública.

Com mais de mil profissionais atuando diariamente, o HSJosé conta ainda com médicos residentes, acadêmicos de Medicina, Enfermagem e outros estagiários na área da saúde, cerca de 700 alunos/ano, e de entidades que prestam serviços sociais e voluntários.

      Inserida nas regiões da Amrec, Amesc e Amurel, sendo 43 municípios, totalizando a população estimada em 810 mil habitantes.

Nos últimos 10 anos os números de atendimentos cresceram significativamente. Em 2003 o número chegou a 65.408 mil pessoas, em 2013 o número ultrapassou a 226 mil atendimentos/ano. Hoje faltando menos de dois meses para encerrar o ano, o número já chega a 185.495 mil pessoas atendidas.

 

      Declarado Hospital de Ensino, pelos Ministérios da Saúde e Educação, o HSJosé colabora como Hospital Sentinela e trabalha para ser certificado com a Acreditação Hospitalar. Recebeu em 2007,2009 e 2010, o Prêmio Catarinense de Excelência. Em 2011 o prêmio Top Of Mind como Hospital e clínica médica de refrência em saúde na região no Sul.

Em 2008 foi inaugurado o novo Setor de Urgência e Emergência e o Pronto Atendimento a Particulares e Convênios. Também foram inauguradas as conclusões das Unidades de Internação Particular e Convênios e a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Cardiovascular.

 

 

Novo hospital

 

Para os próximos anos a Direção do HSJosé, juntamente com o grupo de gestores, consultores e arquitetos estão projetando uma nova estrutura hospitalar. “Nosso projeto contempla recepções amplas, mais leitos de internação, novas UTI´s e serviços ambulatoriais em ambientes mais adequados e humanizados.

O Planejamento estratégico e o novo Plano Diretor do HSJosé, se estendem até 2020.

Paralelamente à projeção da nova estrutura, está em processo, uma nova metodologia de qualidade de atendimento, centrada no paciente e nos processos mais ágeis, ou seja, um hospital Lean”, relata Irmã Líbera Mezzari, Diretora Geral da Instituição, referindo-se aos novos projetos para o Hospital São José.

Fotos da notícia

Notícias São José