HSJosé amplia parque tecnológico com novo microscópio para neurocirurgia
08/04/2021

HSJosé amplia parque tecnológico com novo microscópio para neurocirurgia

Hospital de Criciúma é o único do Estado a contar com o Zeiss Kinevo 900, utilizado em grandes centros de neurocirurgia do mundo

 

Com alta tecnologia, o HSJosé é o primeiro hospital do estado a receber um importante equipamento para procedimentos de Alta Complexidade em neurocirurgia. Trata-se do microscópio Zeiss Kinevo 900, com sistema de visualização robótica que possui todas as tecnologias possíveis para este tipo de equipamento, especialmente a tecnologia tridimensional.

Utilizado em grandes centros do mundo, o microscópio é o que há de mais moderno para procedimentos ligados a neurocirurgia.

De acordo com o chefe de serviço de neurocirurgia do HSJosé, dr. André Nesi (CRM – 15764 | RQE – 8934), o equipamento traz ainda mais segurança no ato cirúrgico propriamente. “Esse equipamento facilita o ato cirúrgico. A robótica que está incluída no aparelho, faz com que se reduza a chance de sequela e lesão no paciente, além de possibilitar a realização de biópsias profundas que anteriormente não eram possíveis de serem feitas aqui, por falta da precisão necessária. Isso abre a possibilidade de novos procedimentos cirúrgicos em função desta tecnologia. O maior beneficiário de todo esse processo é o paciente, que tem uma diminuição do tempo e risco da cirurgia, danos neurológicos, sequelas, além de uma recuperação mais rápida”, garante o especialista.

De origem alemã, o Zeiss Kinovo 900, é capaz de auxiliar na visualização das cirurgias, possibilitando maior clareza e profundidade nos processos. O equipamento é capaz de diminuir o tempo de procedimento, auxiliando no processo cirúrgico.

Segundo os representantes da marca, com este tipo de microscópio, é possível delimitar exatamente a área onde um tumor encontra-se, por exemplo, facilitando significativamente onde será preciso intervir. “Ele conta com uma tecnologia atualizada de movimentação robótica, o mais avançado sistema de microscopia cirúrgica. A fabricante alemã (Carl Zeiss) é uma empresa líder mundial em microscopia. Com este equipamento adquirido, o HSJosé se torna o primeiro hospital de Santa Catarina e está entre os 15 do Brasil, a contar com esta tecnologia utilizada nos maiores centros de neurocirurgia do mundo”, relata o gerente comercial da BR Medical, Paulo Luis Toledo.

 

Aquisição do equipamento

O Kinevo 900 foi adquirido por meio do serviço de captação de recursos do HSJosé, um setor que busca recursos para aquisição de equipamentos e melhorias na entidade por intermédio de projetos como o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica – PRONON; projeto este que possibilitou a compra do equipamento.

O PRONON é um programa implantado pelo Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos na área da oncologia e pessoas com deficiência.
O Hospital São José, é credenciado junto ao Ministério da Saúde para captar recursos por meio do Imposto de Renda, junto a empresas tributadas pelo Lucro real. O programa foi criado pela Lei Federal nº 12.715. A Portaria que credencia o Hospital São José ao Programa é a portaria Nº 832, DE 9 DE OUTUBRO DE 2013.

 

Utilização do equipamento

A primeira cirurgia realizada com o auxílio do microscópio aconteceu terça-feira, dia 6 de abril com a equipe dos neurocirurgiões Wagner Levati (CRM – 21790 | RQE – 12911) e Luis Antônio da Silva Lavradas Júnior (CRM - 28274 | RQE - 18487).

 “O sistema de Robótica é todo controlado pelo cirurgião e permite uma melhor visualização das estruturas neurológicas, ofertando uma maior riqueza de detalhes. O equipamento possui sistema com filtros que permitem diferenciar melhor o tecido saudável da porção doente. Não só diminui o tempo da cirurgia, como traz mais segurança ao procedimento, principalmente nas cirurgias oncológicas e vasculares, como de tumores e aneurismas respectivamente, podendo ser no cérebro ou na medula espinhal”, explica o especialista.

-------------------------------------------

Saiba mais:

O sistema de visualização robótica permite que o cirurgião dê comando ao aparelho para que determinadas posições sejam memorizadas pelo sistema, o que possibilita que após mexer o equipamento determinada posição possa retornar a posição exata.

O sistema, é fundamental para ressecção de tumores cerebrais e tratamento microcirúrgico dos aneurismas cerebrais. Com dispositivos acoplado – QEVO, permite uma micro inspeção microscópica,

Notícias São José