HSJosé aguarda habilitação de 10 novos leitos para Unidade de Terapia Intensiva
16/07/2020
(foto leitos de UTI já existentes, apenas ilustrativa).

HSJosé aguarda habilitação de 10 novos leitos para Unidade de Terapia Intensiva

Criciúma – Em virtude do aumento no número de casos da Covid-19 em toda região, o HSJosé solicitou há algumas semanas, o credenciamento junto ao Governo do Estado para ampliação de mais 10 leitos para Unidade de Terapia Intensiva – UTI; a Entidade aguarda a aprovação deste pedido.

     O HSJosé possui atualmente 60 leitos de UTI disponíveis, destes, 55 são destinados ao Sistema Único de Saúde – SUS; deste quantitativo, 28 dos leitos foram disponibilizados para o tratamento de pessoas com a Covid-19,  hoje com 100% de ocupação, os outros 27 leitos (gerais), estão ocupados com pacientes em tratamento de outras patologias.

“Hoje nossa ocupação dos leitos de UTI Covid, temos uma média de 40% a 60% de pacientes vindos de outros municípios. Por este motivo, devido a esta ocupação máxima, o hospital se mobilizou para credenciamento de mais 10 leitos de UTI, frente a seu corpo clínico, colaboradores e diretores”, explica o Diretor Técnico e médico infectologista Dr. Raphael Elias Farias (CRM-13081/RQE 9915).

Ainda segundo o Diretor Técnico, a entidade já tem disponível ventiladores mecânicos vindos do Ministério da Saúde e Governo do Estado, mas aguarda a entrega de monitores que devem chegar esta semana para completar então toda parte estrutural necessária dos 10 novos leitos.

“A maior dificuldade neste momento está relacionada à contratação de técnicos de enfermagem. Fizemos divulgação das vagas na mídia e redes sociais anunciando que precisamos de profissionais. Conseguimos fazer a contratação de alguns técnicos que estão sendo capacitados para que, assim, progressivamente, possamos abrir os leitos, mas ainda precisamos de mão de obra”, completa o médico.

     Tendo em vista todo processo de ampliação dos leitos já estar em fase final, a expectativa é que até o final da próxima semana os dez leitos credenciados já estejam prontos para uso, caso haja necessidade.

     Hoje (16/07), o HSJosé conta com 28 pessoas internadas em Unidade de Terapia Intensiva; destas 24 testaram positivo para a Covid-19 e quatro aguardam o resultado de exames. 35 pacientes em clínica de internação, destes18 pacientes testaram positivo e 17 casos aguardando resultado de exames.

Notícias São José