HSJosé adquire equipamento para auxiliar cirurgias oncológicas
02/08/2017

HSJosé adquire equipamento para auxiliar cirurgias oncológicas

Criciúma - Por intermédio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) do Ministério da Saúde, o setor de Captação de Recursos do HSJosé, conseguiu com o apoio das Empresas tributadas pelo lucro real; adquirir recentemente um equipamento para auxiliar cirurgias oncológicas. O Gama Probe, instrumento médico que quantifica a radiação no momento do procedimento, traz um significativo avanço para a realização de cirurgias oncológicas. 

 

“Com a utilização do equipamento, chegamos a 98% de detecção do linfonodo sentinela, que seria o primeiro gânglio a ser afetado pelo melanoma", explica o Cirurgião oncológico Jean Silvestre (CRM-11924/RQE-9663).

     O equipamento é composto por uma sonda que faz a contagem de radiação no ato cirúrgico, guiando o cirurgião para a exata localização de lesões e pode ser usado nos casos de melanoma principalmente, e também em casos de câncer de mama.

     

Atualmente cerca de 60 a 70 cirurgias oncológicas são realizadas mensalmente, apenas no HSJosé; o número de cirurgias de câncer  vem aumentando anualmente  cerca de 8%.

 

(Nódulo sentinela:  primeiro linfonodo (gânglio linfático) a receber células malignas oriundas de um tumor canceroso primário através da circulação linfática).

Notícias São José