HSJosé adere campanha Mundial de higienização das mãos
05/05/2015

HSJosé adere campanha Mundial de higienização das mãos

Criciúma -A maioria dos profissionais de saúde acredita que higienizam as mãos em todas as oportunidades necessárias; mas será que isso acontece de fato?

     O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH do HSJosé apoia a campanha mundial lançada em 2005, sobre a importância da higiene das mãos, que é lembrada hoje, cinco de maio.

Para conscientizar tanto os colaboradores da Instituição quanto a população em geral, o Serviço de Controle de Infecção do hospital, aderiu a campanha para chamar a atenção de todos de forma mais eficaz. Para isso, hoje terça-feira ( 05-05), algumas atividades de orientação vão acontecer na Instituição. Durante a programação, haverá distribuição de panfletos informativos e abordagem às pessoas, para relembrar sobre a importância de lavar as mãos sempre; porém de forma correta. Só assim é possível eliminar todos os microrganismos transitórios.

     A prática, contudo, não deve ser uma constante somente dos profissionais de saúde, mas de todas as pessoas. A dica é enxaguar bastante com sabonete, lavar bem entre os dedos e espaços interdigitais. “Um exemplo da importância da higiene é no caso da H1N1 e de situações corriqueiras, como o simples fato de utilizar objetos coletivos, como telefone, maçanetas de porta e botões de elevador, que podem conter uma grande quantidade de microrganismos. Se fizermos todo processo corretamente evitamos a contaminação”, ilustrou a enfermeira do SCIH Rita Lindemann.

Por isso lembre-se sempre de lavar as mãos antes e depois de qualquer atividade.

 

Veja o quadro ilustrativo sobre os cinco momentos para higienização das mãos acima:

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias São José