HSJosé abre inscrições para Residência Médica 2018
13/09/2017

HSJosé abre inscrições para Residência Médica 2018

Criciúma – O Hospital São José esta com inscrições abertas para o Programa de Residência Médica da Instituição.

O período de inscrição estende-se até 16 de outubro. Os interessados devem realizar suas inscrições pelo site Associação Catarinense de Medicina - ACM, conforme edital disponível em www.acm.org.br. O Concurso é válido para matrícula em 2017, sendo validado no ano de 2018 matriculas e inicio das atividades.
A Primeira etapa será por meio de prova de conhecimentos gerais para os programas de Residência Médica onde não existam pré-requisitos ou, nos casos de residências médicas onde existam pré-requisitos, uma prova de conhecimentos específicos será aplicada. As provas serão executadas sob a responsabilidade da Associação Catarinense de Medicina - ACM, conforme edital disponível em www.acm.org.br.
- A Segunda etapa, constará de avaliação do Currículo Lattes de arguição oral em entrevista, que será realizado por banca examinadora do Programa de Residência Médica do Hospital São José.

As vagas oferecidas são nas especialidades de :
Anestesiologia: 04 vagas
Cirurgia Geral: 05 vagas
Clínica Médica: 08 vagas
Medicina Intensiva: 02 vagas
Ortopedia e Traumatologia: 02 vagas


Sobre a Residência:

O Programa de Residência Médica do Hospital São José, teve início em 1999, com a primeira turma de Cirurgia Geral, formando três residentes. Em 2004 foram admitidos os dois primeiros residentes de Clínica Médica.
Em 2005 o número de vagas aumentou em cada programa, oque fortaleceu ainda mais a missão da Entidade. “Há algum tempo, estamos investindo em qualificação e estrutura, e esse é um reflexo de tal esforço. Há produção científica e assistência clínica de reconhecimento nacional e internacional atualmente, contribuindo para a evolução do conhecimento médico que é uma das finalidades de promover o ensino no hospital. Muitos médicos residentes de outras localidades do estado de Santa Catarina e de outros Estado do Brasil, vem ao Hospital São José afim de aprimorar seus conhecimentos nessas áreas. Isso tudo sem dúvida é refletido como um atendimento médico cada vez mais de excelência para os pacientes”, explica o coordenador da Comissão de Residência Médica – COREME, Dr. Eric Benedet Lineburger (CRM 12695-RQE 6119).
Em constante mudança e aperfeiçoamento, o HSJosé inaugurou no último ano um Centro de Simulação, com dois simuladores em o formato de boneco para treinamento dos médicos residentes. Por meio do Simulador os usuários desenvolvem habilidades e práticas de imagem de ultrassom FAST, Ecocardiografia transtorácica e Pericardiocentese guiada. É possível utilizar nos simuladores o equipamento de Ultrassom de qualquer marca e modelo para o treinamento de FAST, posicionamento e movimento do transdutor, pressão correta do transdutor para obtenção de imagens sobre as estruturas no tórax , abdome e pelve, encontrando os mesmos desafios de imagem como em um paciente humano.

A Residência é uma forma de treinamento em serviço, supervisionado, e prevê a preparação do profissional para exercer a medicina de maneira científica e responder as necessidades do paciente, de forma humanizada. A formação cientifica é incentivada, com a realização de trabalhos de pesquisa e participação em eventos. No Brasil, as residências são autorizadas e fiscalizadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), uma autarquia do Ministério de Educação e Cultura, e os dois programas existentes no São José são autorizados por este órgão.

Para um futuro próximo

O novo prédio já erguido anexo ao HSJosé que será inaugurado no início de 2018, também irá contribuir com o aprendizado dos médicos no serviço de Residência Médica da Instituição. O prédio contempla oito novas salas cirúrgicas, mais 20 leitos de UTI, uma nova Central de Material Esterilizado (CME), 24 leitos clínicos, novas tecnologias para o serviço de Métodos Gráficos, além de uma nova Hemodinâmica; todos os serviços serão equipados com alta tecnologia, tudo para melhor atender a demanda já existente. O passo que será dado terá mais de 5.600 mil metros quadrados a mais, juntando-se ao prédio já existente,.
Toda complexidade construída em 80 anos de dedicação a saúde está à disposição dos Médicos que fazem parte do Programa de Residência do HSJosé.


--
Katia Farias
Assessora de Comunicação
(SC2895JP)
(48)34311510
www.hsjose.com.br

Notícias São José