Hospital São José registra seu 10º transplante renal
30/07/2020

Hospital São José registra seu 10º transplante renal

O décimo transplante de rim foi realizado esta semana no HSJosé.

A paciente uma mulher de 53 anos, moradora de Pedras Grandes.

 

O procedimento de transplante renal, o décimo desde o início do serviço no HSJosé, durou aproximadamente três horas.

Vanderleia Gomes (53) realizava hemodiálise três vezes por semana, durante aproximadamente quatro horas por dia, e esta foi sua rotina por um ano e meio.

Mesmo durante este tempo, passando pelo processo de hemodiálise, Leia, como gosta de ser chamada, nunca perdeu a esperança em realizar o transplante. E este dia chegou.

“Recebi a ligação no último domingo pela manhã e fui correndo contar para minha família, que meu presente havia chego. Viemos rapidamente para o hospital, fiz três horas de hemodiálise e logo fui encaminhada para a cirurgia. Estou muito feliz”, conta a paciente que se recupera no hospital.

Para os pacientes que realizam um transplante, o significado é de vida nova, para os familiares também, este é um momento de entenderem que nunca devem perder a esperança. “A gente nunca pensou em desistir. Toda família esperava ansiosa por este dia. Hoje ver minha irmã bem, é uma alegria muito grande, pois nós sabemos o quanto ela sofreu”, relata a irmã Rosilene Gomes.

 

Procedimentos realizados

 

Em 2020 já foram realizados nove procedimentos, destes, cinco eram pacientes de Criciúma e cinco de outras regiões.

De acordo com um dos médicos cirurgiões que compõem a equipe do serviço de transplante no HSJosé, a Organização e o preparo adequado tanto da equipe quanto do Hospital, tem refletido nos ótimos resultados até o momento com todos os pacientes.

“Venho de um serviço onde eram realizados 120 transplantes renais ao ano no Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Aqui fiquei impressionado com a qualidade assistencial tanto do hospital quanto da organização e competência da equipe de nefrologia. Fico muito feliz de encontrar esse ambiente em Criciúma que nos propicia realizar o trabalho para o qual nos preparamos, que é em última instância, ajudar esses pacientes em diálise a terem uma melhor qualidade de vida. Toda essa organização e preparo adequados têm se refletido nos ótimos resultados que temos obtido até o momento com todos os pacientes com rins transplantados funcionantes. Enfim, espero que seja só o início e que possamos ajudar ainda muito mais pacientes da região que se encontram na condição de insuficiência renal avançada”, comenta o urologista Conrado Menegola (CRM-27130/RQE-18553).

Segundo os especialistas, é importante que a comunidade saiba que eles são os maiores parceiros para que os transplantes aconteçam. “Chegamos ao décimo transplante renal com êxito. Cada procedimento realizado, significa qualidade de vida e liberdade ao paciente com insuficiência renal crônica. Fazer parte deste marco na saúde Sul catarinense é muito gratificante e inspira a evolução contínua nos cuidados ao paciente. Agradeço às famílias que autorizam a doação mostrando que doar órgãos é um ato de amor ao próximo”, ressalta o médico urologista André Rodrigues (CRM-14300/RQE-10790).

Participaram deste procedimento os médicos, André Rodrigues, cirurgião e urologista, Conrado Menegola, urologista especialista em transplante, o anestesiologista Pedro Arcanjelo Mendonça Garcia e a nefrologista Cassiana Mazon Fraga, responsável técnica pelo serviço de transplante do HSJosé, bem como equipe de médicos que auxiliam no processo da Santa Casa de Porto Alegre, além da equipe de apoio do Centro Cirúrgico do HSJosé.

 

O Serviço para Transplante Renal iniciou no HSJosé em 2019; o primeiro procedimento aconteceu um dia antes do ano acabar.

Notícias São José