Hospital São José passa a ter equipe específica para cuidados paliativos

Hospital São José passa a ter equipe específica para cuidados paliativos

     Desde agosto deste ano, o HSJosé possui uma equipe específica e preparada para o atendimento aos pacientes em cuidados paliativos na área de oncologia. O objetivo desta equipe multiprofissional (composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicóloga, fisioterapeuta) é proporcionar aos pacientes, um pouco mais de conforto e qualidade de vida nesta fase da doença.

 

Sobre os cuidados paliativos

      Há quem pense, que uma pessoa com começa a receber cuidados paliativos, esta perto da morte; de acordo com os especialistas ao receber cuidados paliativos, a pessoa estará recebendo um pouco mais de conforto em meio a seu tratamento. “Receber cuidados paliativos quer dizer que, além do tratamento da doença (quimioterapia no câncer, por exemplo) o paciente também receberá tratamentos que focam na qualidade de vida e conforto”, explica a médica geriatra Dra Gabriela Serafim Keller (CRM-16833/RQE-13659).

    A especialista explica, que os pacientes que passam a receber cuidados paliativos, certamente possuem alguma doença crônica que pode trazer risco a vida; seja câncer, Alzheimer, doença renal crônica entre outras. Estes pacientes são pessoas, que além do tratamento curativo, devem receber também os cuidados paliativos.

     Quando atendido de forma adequada com todas as indicações dos profissionais, pacientes já em cuidados paliativos, podem viver o mesmo tanto ou até mais tempo que as pessoas que não recebem. O cuidado paliativo em nenhum momento do tratamento fará com que  a morte aconteça de forma mais rápida, as ações com os cuidados paliativos fazem com que o paciente tenha a doença em seu curso normal, porém, recebendo mais conforto e proporcionando assim uma melhor qualidade de vida no processo de sua doença; e isso pode ser por algumas horas ou até mesmo anos.

 

Equipe de cuidados paliativos no HSJosé

      Buscando sempre melhorar a qualidade no atendimento aos pacientes, trazendo assim, além de todo aparato tecnológico para auxiliar no processo de tratamento, o HSJosé por intermédio de uma equipe multidisciplinar,  possui em sua ramificação de atividades, uma equipe exclusiva e preparada para prestar o atendimento em cuidados paliativos aos pacientes que necessitem. Até o momento, a equipe atende aos pacientes da unidade oncólogica, mas no futuro o objetivo é que o serviço se estenda para outros setores do HSJosé.

     Pensando nisso, no dia cinco de outubro de 2019 no auditório da Esucri em Criciúma, o HSJosé promove um curso especificamente para colaboradores da entidade, afim de aprimorar o conhecimento sobre o assunto.

      O curso será ministrado pela médica especialista em cuidados paliativos Lauren Provin. Participam do curso também, Lizana Arend, médica cancerologista pediátrica, o capelão Luiz Eduardo Toledo e a médica paliativista Raquel Chagas; os profissionais estarão ministrando o curso aos colaboradores do HSJosé sobre esta realidade que envolve o dia a dia de uma equipe na unidade hospitalar.

“Toda área da saúde precisa de compaixão e humanidade, mas precisa também de formação, conhecimento, técnica e atualização; os Cuidados Paliativos ainda mais. Como se tratam de cuidados ativos e integrais que buscam qualidade de vida e controle de sintomas para as pessoas que enfrentam doenças, que limitam e ameaçam as suas vidas, há necessidade de aprimoramento pessoal e profissional constante. Por isso a importância de cursos de atualização, cursos específicos e focados para desmistificar os erros de entendimento dos Cuidados Paliativos por muitos profissionais de saúde que ainda ocorrem no Brasil e ao mesmo tempo, treinar e dar ferramentas para que esses profissionais possam oferecer Cuidados Paliativos de qualidade a seus pacientes”, enfatiza Lauren.

 

O que é cuidado paliativo propriamente

      A palavra paliativo vem da palavra Pallium; nome este, dos mantos que os cavaleiros templários usavam para se proteger (– significando proteção).

            O cuidado paliativo é um cuidado que não procura curar ou acelerar a doença, é um cuidado que busca conforto e qualidade de vida para os pacientes e familiares de pacientes que possuem qualquer doença crônica que ameace a vida. Ele afirma a vida e não acelera nem adia a morte.

            Isso é feito buscando prevenir e aliviar o sofrimento, seja ele causado por dor, falta de ar, depressão, ansiedade ou outros sintomas. Dentro dos cuidados paliativos também é feito o acompanhamento psicossocial e espiritual, independendo de credo.

 

(Apoio Dra Gabriela Serafim Keller).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias São José