Histerossalpingografia exame capaz de identificar problemas ginecológicos
12/06/2018
(foto ilustrativa)

Histerossalpingografia exame capaz de identificar problemas ginecológicos

 

     Você sabia que existe um exame capaz de identificar problemas ginecológicos? Sim, estamos falando da Histerossalpingografia (HSG).

 

O que é histerossalpingografia?

 

     Histerossalpingografia é um raio-x, realizado com contraste que permite verificar possíveis anomalias nas trompas e cavidade uterina, sendo solicitado parapacientes com dificuldades em engravidar.

“O exame de histerossalpingografia é simples, geralmente é indicado para mulheres que tiveram abortos espontâneos, mas é preciso avaliar a causa; infertilidade (avaliar a permeabilidade), avaliação pós-cirúrgica (nos casos de laqueadura) e suspeita de estreitamento nas tubas uterinas que podem causar obstrução total ou parcial do canal cervical, pois se consegue visualizar a anatomia do sistema reprodutor feminino desde o útero até os ovários”, descreve o médico radiologista e intervencionista do HSJosé, Gleidson Vedovato Junior (CRM-25390/RQE-15649).

 

Quando deve ser feita a histerossalpingografia?

 

     A histerossalpingografia é solicitada quando é necessário avaliar o formato do útero e se as tubas estão obstruídas dilatadas ou com trajeto alterado, situações que trazem possivelmente a infertilidade.

     Em alguns casos, o HSG também é solicitado por ginecologistas, para verificar o histórico de abortos espontâneos repetidas vezes. A situação pode ser resultado de anormalidade congênita ou adquiridas no útero.

 

 

 Algumas indicações para realização do exame:

 

* O exame é realizado entre o 8º e 12º dia do ciclo menstrual;

* A paciente não deve ter relação sexual até três dias antes do procedimento;

* O exame é feito com a paciente deitada de costas com joelhos flexionados, é realizado a assepsia dos grandes e pequenos lábios, inserido um espéculo na vagina, colocado campos estéreis sobre o corpo do paciente, ficando apenas visível o local do exame. Realizado então assepsia no interior do útero com gaze utilizando-se de uma pinça. Em seguida é introduzido um cateter no interior do útero e insuflado um pequeno balão para fixação do mesmo. Com uma seringa conectada na extremidade do cateter é então injetado o contraste e realizado as radiografias.

 

     Resultados

     Caso o exame indique formato normal e permeabilidade dos tubos bilaterais normais, é descartada a possibilidade de obstrução das tubas ou má-formação uterina como causas da infertilidade, desta forma, podem existir outros problemas ginecológicos e novos exames complementares devem ser solicitados para um melhor diagnóstico.

 Vale ressaltar, que é de extrema importância, discutir e tirar todas as dúvidas com o médico especialista.

     A dificuldade de gestação pode estar acontecendo por outros problemas, que o exame de histerossalpingografia não pode avaliar como a baixa ou anormal contagem de esperma do homem ou a incapacidade de um óvulo fertilizado para implantar no útero.

 

    Procedimento

     Geralmente, este tipo de procedimento dura em torno de 20 minutos. Não há contraindicações. Caso o paciente tenha alergia ao contraste é realizado um preparo medicamentoso para o exame.

Após o resultado é possível estabelecer o melhor tratamento a ser seguido ou procedimento a ser feito.

Notícias São José