Hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo
12/05/2022

Hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo

 

 

Nutricionista do Hospital São José esclarece dúvidas e fala da importância do consumo diário de água

 

A hidratação é fundamental para garantir o bom funcionamento do organismo. O corpo humano depende da água para realizar as suas principais funções. O cérebro, intestino, sistema circulatório e músculos funcionam muito melhor quando hidratados. Além disso, uma boa hidratação também reflete na aparência e textura da pele, podendo, inclusive, reduzir o impacto das rugas e linhas de expressão.

De acordo com a nutricionista do Hospital São José de Criciúma, Vanessa Gonçalves, um consumo adequado de água também auxilia no bom funcionamento do intestino, mantendo a regularização do trânsito gastrointestinal e evitando a constipação (“intestino preso”). “Em geral, recomenda-se um consumo mínimo de dois litros por dia. Na prática, consideramos que a necessidade individual de uma pessoa é de 35 ml por quilo de peso. Ou seja, podemos fazer o seguinte cálculo: 35 x peso = quantidade de água em ml por dia. Em dias mais quentes ou na prática de atividades físicas, esta necessidade pode ser até maior. Mas este cálculo ajuda a dar um norte para quem quer começar a incluir este hábito na sua rotina”, esclarece a profissional.

Segundo Vanessa, os sucos e chás podem ser contados como parte da hidratação, mas não se recomenda que seja substituída totalmente a água por estes líquidos. “Chás e sucos podem conter açúcar adicionado e que, se consumidos na mesma quantidade recomendada de água, poderão causar prejuízos no controle da glicemia. Além disso, alguns chás podem conter cafeína (chá preto, mate) ou serem diuréticos (cavalinha, hibisco), o que pode prejudicar a sua hidratação”, aponta.

 

Sede é sintoma de corpo desidratado

O consumo de água deve ser tomado como hábito para o funcionamento correto do organismo, por isso, segundo a nutricionista, é muito importante ficar atento aos sintomas que o corpo dá quando está desidratado. “Um dos primeiros sintomas de desidratação é a sede. Por isso que ela não pode ser utilizada como medidor para a hidratação, pois quando ela aparece, seu corpo já está desidratado. Outros sintomas podem incluir: redução do suor, diminuição da elasticidade da pele (ao pinçar a pele da mão, por exemplo, ela demora a retornar para a posição inicial), redução da produção de urina ou urina com cor mais amarelada e boca seca. Em casos graves, pode levar a redução da pressão arterial, causando desmaio, e confusão mental”, aponta.

Notícias São José